Strans anuncia reforço da frota de ônibus nos dias de provas do Enem 2023, em Teresina - Cidades
TRANSPORTE PÚBLICO

Strans anuncia reforço da frota de ônibus nos dias de provas do Enem 2023, em Teresina

Ao todo serão 100 veículos participando da operação, oferecendo um reforço nas linhas a partir das 2h que antecedem o início da abertura dos portões


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) emitiu uma Ordem de Serviço para os Consórcios responsáveis pelo transporte público em Teresina para os próximos dois domingos, dias 5 e 12 de novembro, quando serão realizadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Ao todo serão 100 veículos participando da operação, oferecendo um reforço nas linhas a partir das 2h que antecedem o início da abertura dos portões nos locais de maior número de inscritos, nos horários que se registra maior locomoção de estudantes no trajeto de ida até os locais de prova e de volta para casa.

Ônibus em Teresina Jade Araújo / A10+

   

No planejamento as linhas com maior reforço serão as que atendem os locais com maior número de inscritos no exame, e atenderão em especial as Universidades, UFPI, UESPI, IFPI e Faculdades, que registraram maior números de inscritos para aplicação do exame. O superintendente da Strans, Bruno Pessoa, aconselha que os alunos se programem antes de sair de casa, conferindo as rotas e horários de suas linhas, a fim de evitar atrasos e imprevistos.  

“É importante lembrar aos estudantes que devem checar o horário de saída de cada ônibus e fazer uma visita com antecedência ao seu local de prova, para assim, facilitar a programação da realização do exame. Os alunos podem baixar o aplicativo SIU Mobile ou o Parada Online, disponíveis para Android e IOS, para consultar as rotas e horários dos ônibus”, informa.


O diretor de Transportes Públicos da Strans, Felipe Leal, explica que após estudo, a Strans demarcou os locais onde há maior fluxo de pessoas nos dias da prova e reforçou a frota principalmente nos horários de pico.

“Iremos reforçar o transporte coletivo para atender os alunos que irão prestar essa prova, principalmente nos locais onde terá um maior fluxo de pessoas que são a Universidade Federal e Estadual do Piauí, e também as faculdades particulares, como a Facid, Uninovafapi, e Santo Agostinho, onde nós fizemos um levantamento e entendemos que esses são os locais de maior fluxo de pessoas. Porém, não deixará de ter transporte coletivo nas escolas, pois sabemos que as escolas ganham um grande reforço de alunos, então também fizemos monitoramento e iremos aumentar a frota para esses locais”, afirma.

A Strans realizará a fiscalização do cumprimento da ordem de serviço expedida junto aos Consórcios e as empresas que operam o sistema de transporte público, e em caso de descumprimento as empresas serão notificadas. Os agentes de trânsito também acompanham a ação para monitorar o tráfego nas áreas com grande circulação de estudantes.

Os portões para acesso aos locais de prova da primeira fase do Enem 2023 abrem às 12h ( horário de Brasília) e fecham às 13h. O término do exame no primeiro dia está marcado para às 19h. Já em 12 de novembro, data para a última etapa, o encerramento é às 18h30.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado