Teresina tem a melhor educação básica entre as capitais do Brasil, aponta Ideb - Cidades
EDUCAÇÃO

Teresina tem a melhor educação básica entre as capitais do Brasil, aponta Ideb

Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação nesta sexta-feira (16)


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Dados do Instituto Nacional de Estudos de Pesquisas Educacionais de Anísio Teixeira (INEP) divulgados pelo Ministério da Educação nesta sexta-feira (16) apontam que Teresina tem a melhor educação pública entre as capitais do Brasil. O resultado mostra Teresina com Ideb 6,5 anos nos Anos Iniciais e 5,6 no Anos Finais. 

  

Teresina tem a melhor educação básica entre as capitais do Brasil, aponta Ideb
Reprodução
  

O resultado divulgado é o índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (IDEB) com base no aprendizado dos alunos em 2021. A avaliação monitorou a proficiência dos alunos da educação básica das turmas de 5º a 9º ano do ensino fundamental nas disciplinas de língua portuguesa e matemática. Teresina teve o Ideb de 6,3 Anos Iniciais e 5,6 nos Anos Finais, ficando à frente das redes municipais premiadas como Palmas (TO), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE).

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos) comentou o resultado e ressaltou sua importância destacando o investimento na educação da capital para que ele chegue à excelência. 

“Esse é o objetivo desta gestão fazer com que Teresina se destaque nacionalmente no que há de mais importante, que é a nossa educação. Estamos cada vez mais engajados para investir nas nossas escolas, valorizando os professores e dando qualidade ao ensino. Queremos incentivar os nossos alunos a aprenderem e se tornarem cidadãos de bem” disse.

O Secretário municipal de Educação, professor Nouga Cardoso, afirmou que o resultado é ainda mais importante por conta do período pandêmico que foi um momento de difícil aprendizado para os estudantes. 

“Podemos perceber como foi difícil para todas as redes de ensino lidar com uma nova forma de educação. Mesmo assim, conseguimos garantir a qualidade do ensino em Teresina, nossas estratégias funcionaram e estamos bastante orgulhosos dessa conquista”, disse o secretário. 

A coordenadora da Semec, Sarah Carvalho, falou que a conquista é fruto do esforço coletivo da equipe da Secretaria Municipal de Educação (Semec) e disse que o resultado já era esperado com base no monitoramento do desempenho dos alunos. 

“Mesmo com os alunos distantes fisicamente das escolas, a dedicação das equipes escolares e o apoio das famílias nos levou a esse lugar de destaque nacional. Estamos bastante animados com o resultado. Teresina está de parabéns”, finalizou.

Veja abaixo os dados:

  

Teresina tem a melhor educação básica entre as capitais do Brasil, aponta Ideb
   

  

Teresina tem a melhor educação básica entre as capitais do Brasil, aponta Ideb
 
   

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado