Piauí registra crescimento de 14,46% na abertura de empresas em janeiro e fevereiro - Economia
DADOS

Piauí registra crescimento de 14,46% na abertura de empresas em janeiro e fevereiro

Foram abertas 1.338 empresas nos dois primeiros meses do ano com as áreas de comércio e serviços liderando o ranking das novas empresas


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O Piauí registrou, no primeiro bimestre deste ano, a abertura de 1.338 empresas, sendo 679 em janeiro e 659 em fevereiro, segundo levantamento da Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi). Os dados representam um crescimento de 14,46% com relação ao mesmo período do ano passado quando foram registradas 1.169 empresas (542 em janeiro e 627 em fevereiro de 2022). Por outro lado, as baixas de empresa somaram 793 nos dois primeiros meses de 2023 contra 635 do ano anterior. Mesmo assim, o saldo entre abertura e fechamento segue positivo. 

Piauí registra crescimento de 14,46% na abertura de empresas em janeiro e fevereiro
Reprodução
   

Para a presidente da Jucepi, Alzenir Porto, os dados do bimestre são significativos e refletem a retomada do crescimento. “O empresário, tanto local como de fora, sente segurança para constituir seu negócio dentro de um estado que está em amplo crescimento. Também é reflexo das novas políticas do Governo do Estado, uma vez que nosso governador Rafael Fonteles vem buscando melhorar o ambiente de negócios para fortalecer as empresas e atrair novos empreendimentos para o Piauí. Quanto mais empresas, mais empregos e crescimento da economia como um todo”, afirma.

Confira o perfil das empresas abertas e baixadas no primeiro bimestre de 2023:

Empresas abertas

Os municípios que mais abriram empresas foram Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano e São Raimundo Nonato. Com relação às atividades empresariais, comércio e serviços lideram o ranking das novas empresas.

Tabela Jucepi – abertura de empresas no primeiro bimestre de 2023.
Reprodução

   

Empresas baixadas

Os municípios que mais baixaram empresas foram Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano, Piripiri e Flores do Piauí. Com relação às atividades empresariais, comércio, serviços e construção lideram o ranking empresas fechadas.

Piauí acumula 265.897 empresas ativas

O  Piauí acumula 265.897 empresas ativas, de acordo com os seguintes portes: microempreendedor individual (MEI) – 126.710; microempresa (ME) – 104.776; demais – 25.645; empresa de pequeno porte (EPP) – 8.766.

Na Jucepi, o processo de abertura de empresa é 100% on-line pelo site www.piauidigital.pi.gov.br.

Tabela Jucepi – empresas baixadas no primeiro bimestre de 2023
Reprodução

   

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado