Indiciado por estelionato, Alexandre Marinho é exonerado da UFDPAR; João Paulo assume como reitor - Educação
EDUCAÇÃO

Indiciado por estelionato, Alexandre Marinho é exonerado da UFDPAR; João Paulo assume como reitor

Novo reitor da universidade é graduado em Psicologia com atuação na área da Saúde Coletiva e Saúde Mental


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O ministro da Educação, Camilo Santana, assinou a exoneração de Alexandro Marinho Oliveira do cargo de reitor da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) e admitiu João Paulo Sales Macedo para exercer o cargo. A publicação foi feita no Diário Oficial da União no dia 26 de janeiro. Em dezembro do ano passado, Alexandro Marinho foi denunciado por estelionato. 

  

Alexandro Marinho, ex-reitor da UFDPar divulgação

   

Docente da Universidade Federal do Piauí desde 2008, Prof. Alexandro Marinho foi eleito para diretor do Campus Ministro Reis Velloso em 2013, sendo reeleito para o cargo em 2017. Em dezembro de 2019, Alexandro Marinho foi nomeado como reitor pró-tempore da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). 

Três anos depois, Alexandro foi indiciado, no dia 20 de dezembro de 2022, pelo crime de estelionato após denúncia com inquérito sendo conduzido pelo delegado Ademar Canabrava, 12 Distrito Policial. A denúncia mostrava que em janeiro de 2021, o reitor Alexandro Marinho apresentou uma proposta para a construção de uma residência no condomínio Aldebaran Ville, em valor estimado em R$ 600 mil pela empresa Núcleo Construções LTDA, da qual ele é sócio. 

Em fevereiro daquele ano o contrato foi assinado, porém o imóvel deveria ter sido entregue em novembro, mas segundo os denunciantes Alexandro Marinho não teria mais comparecido na obra e teria se apropriado do valor de R$ 307.734,95 mil, que já havia sido pago.

Novo reitor da UFDPar

João Paulo Macedo é Professor Associado 2 da Universidade Federal do Delta do Parnaíba/UFDPar. Graduado em Psicologia pela Faculdade Santo Agostinho (2004), Mestre (2007) e Doutor (2011) em Psicologia pela UFRN. Está vinculado aos Programas de Pós Graduação em Psicologia da UFDPar e da UFC, orientando alunos de mestrado e doutorado. É membro do GT/ANPEPP "Políticas de subjetivação e invenção do cotidiano". Faz parte da Diretoria da Associação Brasileira de Psicologia Política (Biênio 2017-2018), no cargo de vice-presidente da Regional Nordeste. 

  

João Paulo Sales Macedo, novo reitor da UFDPar Reprodução

   

Atua na área da Saúde Coletiva e Saúde Mental, com foco na formação e prática do(a) psicólogo(a) nas políticas públicas e aspectos relacionados à interiorização da profissão, atuação em contextos rurais e junto aos povos tradicionais.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado