Candidatos relatam tranquilidade no 2º dia de provas do Enem 2022 no Piauí - Educação
EM TERESINA

Candidatos relatam tranquilidade no 2º dia de provas do Enem 2022 no Piauí

No estado, mais de 83 mil candidatos estão aptos para fazer o exame


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

(Atualizada às 12h42)

O segundo e último dia de aplicação de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2022) acontece neste domingo (20) em todo o Brasil. Nesta etapa, os inscritos responderão as provas de matemática e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias (biologia, física e química), com 45 questões em cada área do conhecimento. 

No Piauí, mais de 83 mil candidatos estão aptos para fazer o exame. Os portões de acesso aos locais de prova, que são 405 em todo o estado, foram abertos às 12h e serão fechados às 13h. A aplicação começará às 13h30 (horário de Brasília).

Segundo dia de provas do Enem no Piauí
Jade Araújo / A10+

   

Ao A10+, Pedro Lima de Macedo contou que apesar do nervosismo está confiante neste 2º dia de provas do Enem. O jovem sonha com a aprovação para um dos cursos mais disputados, medicina. 

“Sinceramente eu tô mais nervoso que no primeiro dia, mas pra mim é muito mais fácil o segundo dia. Então eu tô me atendo muito a minha preparação todos finais de semana que eu perdi estudando, fazendo simulados e eu tô tentando me manter confiante e animado, porque eu sei que depois daqui eu vou entrar, conseguir entrar na faculdade e vou ter um futuro muito bom que eu almejo há muito tempo. Quero medicina”, contou.

2º dia de provas do Enem 2022 no Piauí
Jade Araújo / A10+

   

Isa Lima, que estuda no Premen Norte, também relatou ao A10+ que está tranquila para este segundo dia do Enem 2022. A jovem contou como foi sua preparação para o exame e que sua meta é a aprovação no curso de odontologia. 

“Nesse segundo dia eu estou bem mais tranquila do que no primeiro. E a aprovação eu espero que consiga sim. Eu quero cursar Odontologia e a forma que eu me preparei foi estudando pelo YouTube, algumas palestras que eu tive no colégio, nos simulados, foi tudo assim”, disse.

Candidatos relatam tranquilidade no 2º dia de provas do Enem 2022 no Piauí
Jade Araújo / A10+

Secretário de Educação comenta 2º dia de provas do Enem no Piauí 

O secretário de Educação do Estado, Ellen Gera, falou sobre as ações que foram realizadas pela Seduc na preparação dos alunos da rede estadual para o Enem deste ano, entre eles, o Passe Livre para os jovens terem acesso ao transporte coletivo de forma gratuita nos dias da prova.

Ellen Gera, secretário de Educação do Piauí
Letícia Santos / Seduc-PI
 
 
 

“Quando chega o dia de aplicar a prova, nós temos duas grandes ações, uma é essa recepção dos locais de aplicação de prova que nós chamamos de Dia E, as escolas, a rede estadual, ela vem para o local de aplicação de prova pra dar aquele acolhimento final pro estudante. E um outro movimento também importante é o passe livre. O Passe livre Enem que garante que o estudante consiga sair de sua residência e chegue até o seu local de prova. Aqui na capital o governo do Estado dialogou com a Prefeitura, com Strans e com os empresários pra que os transportes estejam à disposição dos estudantes. Esperamos que os estudantes possam sair de casa e cheguem até o local de aplicação de prova para fazer um bom exame e ingressar na universidade”, comentou.

No 1º dia de provas, o Piauí foi segundo estado do Brasil com maior presença de estudantes a realizarem o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Segundo o Inep, o Piauí registrou 62.522 presentes correspondendo a 74,9%. O estado com maior taxa de presença foi Sergipe com 43.702 presentes, uma taxa de 76,2%.

Mais de 700 policiais reforçam segurança do Enem no Piauí, diz SSP

Mais de 700 policiais em todo o estado  reforçam a segurança para o segundo dia de provas do Enem 2022. As equipes de plantão contam com  91 viaturas para a modalidade de patrulhamento, sendo 58 nas ruas da capital e 33 nas cidades do interior do Piauí, 1 em cada cidade de aplicação de provas. 

Fique atento! 

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o estudante que não realizou prova no primeiro dia pode realizar no segundo. No caso dos participantes do Enem Digital, a prova será realizada na plataforma de aplicação, mas a redação deverá ser escrita em material impresso, com caneta esferográfica de tinta preta.

Quem fora realizar a prova também deve ficar atendo a documentação. Para realizar o exame, é obrigatória a apresentação da via original de documento de identificação oficial com foto, como cédulas de identidade expedidas por secretarias de Segurança Pública, polícias Militar e Federal ou pelas Forças Armadas. Também será aceita identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive no caso de reconhecidos como refugiados.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado