Estudante do Piauí vai integrar 1ª turma de graduação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada - Educação
DA REDE ESTADUAL

Estudante do Piauí vai integrar 1ª turma de graduação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada

Alex Veras era aluno do Centro de Tempo integral Augustinho Brandão, em Cocal dos Alves


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O estudante da rede estadual de Educação, Alex Veras, de 19 anos, foi aprovado no  curso de graduação em Matemática da Tecnologia e Inovação, do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), unidade de ensino vinculado ao Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), no Rio de Janeiro. 

Alex estudava no Centro de Tempo integral Augustinho Brandão, em Cocal dos Alves, e se destacou na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) de 2023, quando conquistou o 6º lugar na competição nacional, resultado que garantiu ao piauiense, a vaga no IMPA. O estudantes ingressa na primeira turma de graduação da instituição, pelo desempenho nas Olimpíadas de 2023 e por cota de escola pública. Ele participou de três etapas de seleção antes de ser aprovado.

  
Estudante do Piauí vai integrar 1ª turma de graduação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada Seduc
 
 
 

O estudante conta que sempre teve afinidade com a Matemática e o apoio de seus professores foi fundamental na sua aprovação. Ele revela que inicialmente o IMPA não era seu objetivo, mas sempre esteve convicto que Matemática seria sua escolha.

“É complicado manter o estudo na escola, preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para as Olimpíadas. A escola oferecia aulas aos sábados para os três níveis da OBMEP. Aí a gente sempre resolvia questões, aprendia um pouco mais sobre matemática e sobre as provas da OBMEP. Teve muito esforço dos professores também. Tivemos uma boa mentoria e valeu a pena”, destacou.

Alex falou também sobre a felicidade em poder fazer uma graduação do IMPA e de conseguir levar o estudo da Matemática para frente.

“Eu me sinto bem com a matemática, é algo que eu realmente gosto. Agora, com uma classificação para o IMPA, poder estudar lá, estou muito feliz por isso. A expectativa de mudar para o Rio de Janeiro é alta, vai ser uma ótima experiência. Ainda não tenho data certa viajar, mas as aulas iniciam no dia 2 de abril”, afirmou Alex.

Professor do CETI Augustinho Brandão desde 2010, Raimundo Alves de Brito, o professor Raimundinho, disse que Alex entra para a história do IMPA, porque ele está ingressando na primeira turma de graduação do instituto, que é muito respeitado em termos de pesquisa.

“A gente imagina que será o melhor curso que vai ter de matemática aplicada do país, se não for o melhor entre os melhores. O Alex é um excelente aluno, muito dedicado, inteligente, esperto, participativo e é um orgulho ver o que ele está conseguindo conquistar”, ressaltou.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado