📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
Os estudantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) conquistaram 30 medalhas na Olimpíada Piauiense de Química (OPQ) 2024. Foram cinco medalhas de ouro, dez de prata e 15 de bronze, além de diversas menções honrosas.
Ao todo, 112 estudantes de escolas públicas e particulares do estado foram premiados. A competição reuniu mais de 6 mil participantes do Ensino Médio, distribuídos entre a 1ª série (EM1), 2ª série (EM2) e 3ª série (EM3), além de alunos do Ensino Técnico. A disputa ocorreu em duas etapas.
Dentre os medalhistas da rede estadual, vale um destaque especial para o desempenho dos estudantes das turmas preparatórias do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do Instituto Militar de Engenharia (IME), ligadas ao Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Governador Dirceu Mendes Arcoverde, em Teresina. Eles conquistaram 62,5% das medalhas de ouro na modalidade EM1, reforçando a excelência do trabalho desenvolvido na escola.
Pedro Lucas Nascimento Santos, estudante da 1ª série do Ensino Médio e medalhista de ouro, comemorou a conquista. “Foi minha primeira olimpíada de química e consegui o ouro, um resultado incrível. Essa medalha é fruto do projeto ITA/IME e do apoio dos professores”, afirmou.
O coordenador das turmas, Herbert Aquino, destacou o impacto do programa. “Os estudantes atingiram um nível de excelência acadêmica em menos de um ano. Os resultados confirmam que nosso trabalho pedagógico está alinhado às demandas das competições e vestibulares como ITA e IME”, explicou.
As medalhas foram distribuídas entre alunos de diversas escolas estaduais, como Ceti Cônego Cardoso, Ceti Professor Raldir Cavalcante Bastos, Unidade Escolar Álvaro Rodrigues de Araújo, Ceti Moaci Madeira Campos, CEEP Liceu Parnaibano, Unidade Escolar Governador Alberto Tavares Silva e Ceti Pedro Coelho de Resende.
O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, lembrou que o Piauí é o único estado do Brasil a oferecer preparação específica para os vestibulares do ITA e IME na rede pública de ensino, e os resultados mostram que essa metodologia tem sido eficaz. “O projeto tem impulsionado o desempenho dos nossos alunos nas competições de conhecimento. Essa preparação sistemática garante resultados expressivos, não só na Olimpíada de Química, mas também na de Matemática, Astronomia, Português, reafirmando o compromisso da Seduc com a excelência educacional”, afirmou.
A solenidade de premiação ocorrerá no próximo dia 18 de dezembro, às 18h30, no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Os estudantes da rede estadual classificados nas modalidades EM1 e EM2 representarão o Piauí na Olimpíada Norte-Nordeste de Química (ONNeQ) e na Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) em 2025. A OPQ é parte do Programa Nacional Olimpíadas de Química, promovido pela Associação Brasileira de Química (ABQ) e pela UFPI.
Fonte: Portal A10+