Formandos da UFPI passam a receber exclusivamente Diploma Digital - Educação
EDUCAÇÃO

Formandos da UFPI passam a receber exclusivamente Diploma Digital

A inovação vai gerar economia de aproximadamente R$ 670 mil ao ano para a Universidade


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) está ampliando a quantidade de diplomas digitais expedidos na Instituição. A partir deste mês de março, formandos receberão exclusivamente diploma em formato digital, conforme determina o Ministério da Educação. A UFPI é uma das primeiras IES do País e a única pública do Piauí a se adequar às exigências do MEC. Confira a portaria que regulamenta o Diploma Digital na UFPI.

Diploma digital de curso superior de graduação é o documento com existência, emissão e armazenamento integralmente digitais. O diploma digital da UFPI possui validação digital nacional, através de ambientes com segurança garantida, tanto no sistema acadêmico próprio (SIGAA/UFPI), quanto no sistema MEC (Gov.br). Na Universidade, a ação é resultado de trabalho conjunto da Diretoria de Administração Acadêmica (DAA), da Pró-Reitoria de Graduação (PREG) e da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI). 

  

Sede da UFPI em Teresina
TV Antena 10
   

Ao investir em mais essa inovação tecnológica, a Universidade Federal do Piauí, junto ao Ministério da Educação, promovem a modernização de documentações acadêmicas, aliada às exigências da legislação educacional, e ainda evita fraudes ao reforçar a segurança para registro e emissão de diplomas digitais. A inovação permitirá a desburocratização do processo de geração e emissão do diploma e a consequente economia de tempo e custo do serviço.

Na UFPI, a emissão do diploma digital leva apenas 60 dias, um terço do tempo necessário para a entrega do documento na versão impressa meio eletrônico, que é em média, de 180 dias. A inovação vai gerar economia de aproximadamente R$ 670 mil ao ano para a Universidade.

Desde 2022, na UFPI, já era possível emitir o diploma como documento nato-digital, ou seja, aquele que adota o formato digital desde a sua origem, através da solicitação, tendo a mesma validade jurídica do documento em papel. De lá para cá, por meio da Superintendência de Tecnologia da Informação-STI/UFPI, foram implantadas, por determinação do MEC, constantes atualizações com soluções tecnológicas para gerar maior segurança nos sistemas eletrônicos e, com isso, poder coibir fraudes em diplomas e registros acadêmicos, como as ocorridas com documentos não digitais.

Os diplomas digitais expedidos pela Universidade carregam assinatura eletrônica e carimbo de tempo na Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), conforme parâmetros do Padrão Brasileiro de Assinaturas Digitais.

Podem solicitar Diploma Digital da UFPI graduados que colaram grau após 1º de janeiro de 2022, conforme Portaria MEC n° 1001 de 08 de dezembro de 2021. Já alunos que colaram grau até 31 de dezembro de 2021,  alunos que colaram grau por decisão judicial e alunos PEC-G, independente da data de colação de grau, terão seus diplomas apenas em formato impresso, conforme legislação vigente.

Como funciona o diploma digital?

O Diploma Digital é documento de comprovação de conclusão de curso de graduação na UFPI, solicitado, emitido, registrado, disponibilizado e validado por meio eletrônico, com igual valor à versão impressa, física.

Quais são as diferenças entre o diploma digital e o diploma físico?

Apenas a representação visual difere em alguns pontos, como as assinaturas digitais, QR-code, código e link de validação, e o layout de representação gráfica, todas as demais informações e representações são semelhantes, conforme determina a legislação.

Como solicitar o diploma digital?

A solicitação de diploma será organizada em processo administrativo que, ao final de sua tramitação, culminará na disponibilização do Diploma Digital ao aluno graduado, através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA- UFPI, que poderá ser validado a qualquer tempo através da página eletrônica da UFPI ou do Diploma Digital MEC. Todas as orientações para solicitação do diploma de graduação digital estão descritas na Portaria nº 03 de 28 de março de 2023, da Diretoria de Administração Acadêmica-DAA/PREG/UFPI.

Como acessar o diploma digital?

Após a expedição do diploma digital, o discente graduado receberá notificação do processo de diploma e, a partir de então, poderá acessar e baixar seu diploma digital direto do Portal do Discente no SIGAA, pelo caminho SIGAA > Portal do Discente > Ensino > Certidões e Diplomas > Diploma de Conclusão de Curso.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado