Governador anuncia reabertura de quatro campi da Uespi e amplia de 12 para 16 unidades presenciais - Educação
EDUCAÇÃO

Governador anuncia reabertura de quatro campi da Uespi e amplia de 12 para 16 unidades presenciais

Anúncio feito durante a posse da nova gestão prevê a retomada de unidades no interior e reforça a interiorização do ensino superior no Piauí


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) irá ampliar sua presença no interior do estado com a reabertura de quatro campi presenciais, elevando de 12 para 16 o número de unidades da instituição em funcionamento. O anúncio foi feito pelo governador Rafael Fonteles durante a solenidade de posse da nova gestão da universidade, realizada nesta terça-feira (20), que passa a ser conduzida por Paulo Henrique Pinheiro, como reitor, e Fábia Buenos Aires, como vice-reitora, para o quadriênio 2026–2030.

  
Governador anuncia reabertura de quatro campi da Uespi e amplia de 12 para 16 unidades presenciais Divulgação
 
 
 

Serão reabertos os campi presenciais de Paulistana, Valença, Barras e União, como parte da estratégia do Governo do Estado de fortalecer a formação superior, interiorizar o ensino presencial e alinhar a oferta de cursos às demandas reais da sociedade piauiense e do mercado de trabalho.

“Eu já autorizei informalmente, mas irei formalizar a reabertura desses campi. Com isso, sairemos de um total de 12 para 16 campi presenciais. A Uespi precisa ter um campus em cada um dos 12 territórios de desenvolvimento, por isso a presença em Paulistana e Valença. Já União e Barras são territórios muito populosos e precisavam de mais de um campus para atender à demanda regional”, destacou Rafael Fonteles.

O governador ressaltou ainda que essa expansão ocorre de forma integrada à atuação da Universidade Aberta do Piauí (Uapi), responsável por levar o ensino superior a distância aos 224 municípios do estado. “O que estamos sentindo agora é a necessidade de expandir os campi presenciais em algumas macro e mesorregiões que estavam sem essa estrutura da Uespi. A universidade precisa estar fisicamente presente para impulsionar o desenvolvimento regional”, pontuou Rafael Fonteles.

De acordo com Rafael Fonteles, a abertura dos novos campi e a criação de novos cursos seguirão critérios técnicos e estarão diretamente conectadas às necessidades do estado. “Essa expansão será 100% antenada com a necessidade real do mercado de trabalho e da sociedade em geral. Esse é o apelo que fazemos à comunidade acadêmica, porque o povo do Piauí, que financia a Universidade Estadual, quer esse retorno cada vez mais sintonizado com as demandas da sociedade”, concluiu o governador.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Você gosta do A10Cast, podcast da TV Antena 10?

ver resultado