Lula diz achar pouco meta de alfabetizar 80% das crianças do país até 2030: ‘Deveria ser 100%’ - Educação
META NA EDUCAÇÃO

Lula diz achar pouco meta de alfabetizar 80% das crianças do país até 2030: ‘Deveria ser 100%’

Palácio do Planalto anunciou que, no ano passado, 56% das crianças brasileiras alcançaram o patamar de alfabetização


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou nesta terça-feira (28) como “pouco” a meta de alfabetizar 80% das crianças brasileiras até 2030. Para o petista, o índice deveria ser de 100%. Mais cedo, o Palácio do Planalto anunciou que, em 2023, 56% das crianças alcançaram o patamar de alfabetização (ou seja, aprenderam a ler e escrever na idade correta) definido pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) para o segundo ano do ensino fundamental.

“É um compromisso que ainda não é uma coisa muito gloriosa, porque 80% e não 100%?”, questionou o presidente em seu discurso. Lula também citou o educador e filósofo Paulo Freire. “A educação não transforma o mundo, a educação muda as pessoas e as pessoas transformam o mundo. E nós estamos aqui assumindo o compromisso de transformar as pessoas, para que essas pessoas transformem o mundo, com educação de qualidade da creche ao ensino universitário”.

  

alfabetização
Freepik
   

Em outro momento de seu discurso, Lula voltou a falar da meta. “Eu acho pouco 80%, mas acho muito se a gente imaginar a tradição do ensino fundamental neste país. Quando a escola era para poucos, tinha uma qualidade extraordinária. Se pegar os grandes quadros intelectuais desse país todos são de escola pública. Quando você universaliza o ensino, quando coloca todo mundo, uma parte da sociedade saiu da escola pública porque não tinha a qualidade exigida e foi para a particular. E a parte mais pobre da população [ficou] com a escola pública”, argumentou.

As declarações foram dadas por Lula durante reunião sobre o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, realizada no Palácio do Planalto, em Brasília. Na ocasião, foram divulgados os resultados da primeira avaliação censitária de alfabetização.

De acordo com o levantamento, o país recuperou o desempenho de alfabetização anterior à pandemia de Covid-19 – uma das metas estabelecidas pelo Ministério da Educação. O novo indicador de 56% é 20 pontos percentuais acima do que o desempenho apresentado em 2021 (36%) e 1 ponto percentual acima da avaliação de 2019 (55%) – avaliados anteriormente pelo indicador Sistema de Avaliação da Educação Básica.

 

Presidente Lula
Ricardo Stuckert
  

Segundo os dados do ano passado, o Ceará foi o estado que obteve a melhor avaliação: 85%. Na outra ponta, Sergipe ficou em último lugar, com 31% das crianças alfabetizadas no segundo ano do ensino fundamental. Veja os números de alguns estados: São Paulo (52%), Pernambuco (59%), Mato Grosso (55%), Amapá (42%) e Rio Grande do Sul (63%). Dessa forma, o relatório aponta diversos desafios na área educacional para os governos federal e estadual.

Confira as metas de alfabetização para os próximos anos:

  • 2024: 60%
  • 2025: 64%
  • 2026: 67%
  • 2027: 71%
  • 2028: 74%
  • 2029: 77%
  • 2030: 80%

Fonte: R7


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

QUAL SUA OPINIÃO SOBRE A LINGUAGEM NEUTRA?

ver resultado