No Piauí, candidatos relatam ansiedade no 1º dia de provas do Enem 2022; acompanhe - Educação
EXAME

No Piauí, candidatos relatam ansiedade no 1º dia de provas do Enem 2022; acompanhe

Em entrevista ao A10+, estudante fala sobre expectativa em fazer o exame neste domingo (13)


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

(Atualizada às 14h12)

Os portões para o 1º dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 foram fechados às 13h deste domingo (13).  No Piauí, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 82.362 pessoas farão a versão impressa da prova e 946 farão a versão digital no estado. 

Portões são abertos para o 1º dia de provas do Enem 2022 no Piauí
Laura Parente / A10+

   

Pedro Lucas, de 17 anos, acabou de terminar o ensino médio no Colégio da Polícia Militar e agora vai fazer o Enem 2022 buscando a aprovação no curso de Arquitetura e Urbanismo. Mesmo nervoso, Pedro disse se sentir confiante em relação ao exame. 

“Estudei dia após dia, fiz muita redação e estudei linguagens e ciências humanas que é o peso maior do curso que quero. Me preparei de toda forma possível. Além do nervosismo, a área de exatas é um desafio, mas ainda acho que consigo me sair bem”, disse Pedro ao A10+.

Estudante chegando para o 1º dia de provas do Enem no Piauí
Laura Parente / A10+

   

Em busca de aprovação no mesmo curso, irmãos fazem Enem 2022 no Piauí

Para os estudantes, a prova é oportunidade de cursar o ensino superior em uma universidade pública. Esse é o caso da Luiza Vitória, de 19 anos, que atualmente cursa direito em uma faculdade privada, mas tem o desejo de fazer o mesmo curso na UESPI ou na UFPI.

Luiza foi realizar a prova ao lado de seu irmão, o jovem David Emanuel, de apenas 16 anos. David, assim como a irmã, também compartilha da vontade de fazer o curso de Direito futuramente. David ainda é treineiro e já fez o Enem duas vezes. Eles vão realizar a prova juntos, na Uespi da zona Norte de Teresina.

Irmãos falam sobre prova do Enem em Teresina
Laura Parente / A10+

   

Ao A10+ Luiza contou que está fazendo a prova pela quarta vez e que pretende continuar cursando direito, mas dessa vez na Universidade Estadual ou na Federal. Para ela, apesar de ter feito a prova outras vezes, o sentimento de ansiedade ainda é o mesmo da primeira vez.

“Faço desde de 2019, estou nervosa demais. [Estou fazendo de novo] porque eu gostaria de tirar uma nota que desse para entrar na Universidade Federal ou na Uespi, pois não gostaria de estar na particular, eu faço direito e gostaria de mudar para direito na pública, o nervosismo ainda é o mesmo”, relatou a estudante. 

Seduc realiza ação 

Como apoio para os estudantes a Seduc está com ações de apoio psicológico e distribuição de kits, com água, canetas, bombons e frutas para os alunos. 

O A10+ esteve na Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e conversou com a professora Valderice Carvalho que falou sobre a ação e disse que a iniciativa tem o objetivo de dar um apoio para os alunos nesse 1º dia de provas do Enem 2022.

Professora Valderice Carvalho fala sobre ação da Seduc para alunos
Laura Parente / A10+

   

“Essa é mais uma ação da Seduc com parceria com as gerência regionais, a gente vem aqui dar uma força, distribui água, prepara kits e dar uma conversa de ânimo, temos uma equipe da 21 GRE e com psicólogos dando toda essa assistência, fazendo toda esse trabalho com muito carinho para que os meninos tenham mais confiança e energia”, explicou. 

Reforço com 750 policiais 

A Secretaria Estadual de Segurança Pública do Piauí disponibilizou 750 policiais para a Operação Enem, que acontece neste domingo (13) e no próximo para garantir a segurança dos locais de prova durante os dias de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio no Piauí.  

Piauí tem reforço de 750 policiais no 1º dia de provas do Enem 2022
Reprodução

   

O esquema montado pela SSP-PI, através do Centro Integrado de Comando e Controle, localizado na sede da SSP-PI é utilizado por membros da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Federal, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP), e da Fundação Getúlio Vargas para ter agilidade no monitoramento.

Ao A10+, o major Audivan Nunes, coordenador da Força Tarefa da SSP-PI destacou que o monitoramento dos locais está sendo feito por equipes dentro e fora dos locais de prova. 

“Um aparato gigante de segurança foi montado, o núcleo de inteligência da Polícia Civil bem antes da elaboração dessas provas, já começam as investigações para evitar as fraudes e durante o período de forma invisível, velada, esses agentes são distribuídos para os mais diversos locais de prova para estarem passando as informações para o lado de fora”, relatou Joatan Gonçalves, coordenador do Grupo de Apoio Operacional (GAO) ao A10+.

Os portões das escolas foram abertos ao meio-dia e serão fechados uma hora depois, às 13h. Todos estes seguindo o horário de Brasília. A aplicação das provas terá início às 13h30 e, no primeiro dia, irá até às 19h, por conta da redação. No segundo dia, o tempo de duração é menor, terminando às 18h30.

Uso de máscara 

O uso da máscara de proteção facial é obrigatório nos locais de prova, exceto nos estados e municípios onde esse uso esteja liberado, por decreto ou ato administrativo, em locais fechados. De acordo com o Inep, a aplicação deste ano manterá as medidas de proteção contra a covid-19, como o distanciamento entre os candidatos nas salas de prova. 

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado