📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
Aulas, revisões, provas, simulados. A rotina de estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) requer muito dos candidatos a uma vaga no Ensino Superior. Para os 1.823 estudantes monitores da educação básica das escolas gerenciadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a preparação teve um fator a mais no trabalho de monitoria realizado por meio do Programa Oportunidade Jovem.
Monitora de matemática e estudante do 3º ano, no Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Professora Julia Nunes Alves, Maria Rita Araújo teve a experiência de aprofundar seus estudos na disciplina enquanto auxiliava os colegas de classe ao longo do ano.
“A monitoria me ajudou muito a estudar para o Enem, que é o meu foco principal. Todas as vezes que alguém vinha tirar uma dúvida, eu voltava àquele assunto e aprendia ainda mais, para poder repassar da melhor forma para os meus colegas”, afirma a jovem.
A mesma experiência foi compartilhada pela colega de turma Maria Clara Miranda, monitora de português. Para ela, o processo de monitoria casou com sua habilidade de se comunicar com facilidade.
“Foi um processo muito produtivo. Eu pude me aprofundar nos assuntos, porque quando a gente ensina, também tem que estudar e se preparar. Sempre tive essa forma de estudo, de ir falando, era minha maneira mais prática de colocar as coisas na cabeça”, conta.
Todo o processo de monitoria é acompanhado de perto por professores. Os mentores auxiliam na montagem do plano de aula, bem como na avaliação dos monitores, através de relatórios.
“A gente montava um plano de aula junto com os professores. Eles davam a mentoria, nós também produzimos relatórios sobre as aulas que entregamos. Minha monitora é um amor comigo, sempre me ajudou bastante. Então, assim, também é uma construção muito bonita entre aluno e professor”, garante Maria Clara.
Além do benefício na aprendizagem, os estudantes monitores recebem uma bolsa no valor de R$ 350,00, durante nove meses, no período de abril a dezembro. O valor é creditado via PIX.
“Essa bolsa, eu recebo todo mês, direitinho, e me ajudou bastante, tanto para ajudar em casa, como também minhas próprias necessidades. Me ajudou a pagar o cursinho preparatório, que eu tanto queria", explica Maria Rita.
Fonte: Portal A10+