Prazo para pedir reaplicação do Enem 2023 encerra nesta segunda-feira - Educação
EDUCAÇÃO

Prazo para pedir reaplicação do Enem 2023 encerra nesta segunda-feira

Pedidos devem ser feitos na Página do Participante


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, que foram prejudicados por problemas logísticos ou acometidos por doenças infectocontagiosas, como prevê o edital, podem solicitar reaplicação até as 23h59 (horário de Brasília) desta segunda-feira (20) por meio da Página do Participante

O Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), reaplicará as provas nos dias 12 e 13 de dezembro. 

Pessoas que tenham sido afetadas por problemas logísticos, como comprometimento da infraestrutura, falta de energia elétrica no local de prova ou erro de aplicação, podem solicitar a reaplicação. Participantes alocados a mais de 30 quilômetros da residência indicada no ato da inscrição também podem solicitar o direito. Os casos serão analisados individualmente.


  

Prazo para pedir reaplicação do Enem encerra nesta segunda-feira
Reprodução
   


Em relação a problemas logísticos, o Instituto avaliará as solicitações de acordo com as intercorrências registradas. 

Pessoas que faltaram devido a doenças infectocontagiosas listadas no edital também podem fazer o Enem 2023 em dezembro. Estão previstas: covid-19; tuberculose; coqueluche; difteria; doença invasiva por Haemophilus influenza; doença meningocócica e outras meningites; varíola; Influenza humana A e B; poliomielite por poliovírus selvagem; sarampo; rubéola e varicela. Nesses casos, os pedidos de reaplicação devem ser acompanhados por documentos comprobatórios, que serão analisados pelo Inep individualmente.

Quem faltou a qualquer um dos domingos por motivos que não se enquadram nos termos citados não tem direito à reaplicação.

Enem 

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Fonte: Portal A10+ com informações do Governo Federal


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Qual sua opinião sobre o projeto aprovado pela Câmara que equipara aborto a homicídio

ver resultado