Uespi não ofertará vagas no Sisu 2023.1; estudantes protestam - Educação
EDUCAÇÃO

Uespi não ofertará vagas no Sisu 2023.1; estudantes protestam

A decisão está sendo bastante criticada por estudantes nas redes sociais


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) não ofertará vagas para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2023.1. O programa usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar alunos que estudarão em instituições de ensino públicas.

Com isso, a Uespi só ofertará vagas para novos alunos a partir de setembro de 2023. A decisão está sendo bastante criticada por estudantes nas redes sociais. O vereador Ismael Silva (PSD) afirmou no twitter que milhares de estudantes serão prejudicados com a medida da instituição de ensino em não aderir ao Sisu no 1º semestre do ano que vem.

  

Uespi não ofertará vagas no Sisu 2023.1
Reprodução

  

"Recebo com bastante indignação essa decisão da @uespioficial em não aderir ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU), deixando de ofertar vagas nos seus Cursos de Graduação, para o Semestre 2023.1. Minha preocupação reside, tão somente, nos milhares de alunos e alunas, que tanto se prepararam para o ENEM, sonhando em estudar nessa Instituição. Em havendo possibilidades, espero que essa decisão seja revista. Do contrário, será um grande retrocesso e desrespeito aos alunos e sociedade, em geral”, escreveu o parlamentar no Instagram.

Ao A10+, a Uespi confirmou a informação e citou que só receberá novos alunos em 2023.2. A instituição citou que a decisão ocorreu por conta da adequação do calendário universitário ao civil para o ano que vem.

A resolução aprovou o cancelamento do período 2023.1 da Uespi para a adequação ao calendário anual. A instituição informou que a medida não afetará as atividades acadêmicas e que somente haverá uma alteração na nomenclatura do semestre.

Nas redes sociais, alunos criticaram a decisão da Uespi. Um internauta escreveu: "Isso é a maior palhaçada que eu já vi em toda minha vida, a pessoa estuda o ano todinho para a Uespi vim com fuleragem de que não vai ofertar vaga no Sisu.1. Eu quero entender como isso vai ajudar o pessoal q tá atrasado?", desabafou.

O vereador Aluísio Sampaio (PP) também comentou a decisão da universidade e citou que a decisão precisa ser revertida. “Precisamos reverter essa decisão da UESPI, que prejudica milhares de estudantes que buscam uma vaga na instituição”, comentou.

Inscrições para o Sisu 2023.1

No dia 28 de fevereiro, serão abertas as inscrições do Sisu, que poderão ser realizadas até o dia 3 de março. No dia 7 de março, o resultado poderá ser conferido na página do Sisu.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado