Universidades públicas do Piauí disponibilizarão mais de 10 mil vagas no Sisu 2024; veja nova regra - Educação
EDUCAÇÃO

Universidades públicas do Piauí disponibilizarão mais de 10 mil vagas no Sisu 2024; veja nova regra

Sisu terá somente uma etapa de inscrição para ingresso no 1º ou 2º semestre


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) estarão disponíveis em todo o Brasil a partir do dia 22 de janeiro e seguem até o dia 25; no Piauí, serão ofertadas 10.515 vagas para as três universidades públicas do estado: a Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) e Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

A UFPI vai ofertar, neste ano, 5.264 vagas. A UFDPar 1.036 vagas e a UESPI 4.215 vagas. Neste ano a edição do Sisu terá somente uma etapa de inscrição de candidatos às vagas ofertadas pelas instituições participantes; serão ofertadas vagas de cursos com início previsto das aulas para o primeiro e o segundo semestre de 2024.

  

Universidades públicas do Piauí disponibilizarãO mais de 10 mil vagas no Sisu 2024; veja novas regras
Reprodução

  

Ao todo, 127 universidades participarão do Sisu 2024, com oferta de 264.254 vagas, para o primeiro e o segundo semestre. No caso das vagas disponibilizadas cujo início das aulas ocorrerá no segundo semestre, serão aplicadas as seguintes regras: 

  • as vagas serão preenchidas pelas instituições exclusivamente segundo a ordem de classificação dos candidatos, de acordo com as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); 
  • o candidato não poderá escolher em qual semestre irá ingressar, porque isso dependerá da sua classificação no curso pretendido, mas concorrerá às vagas do ano inteiro com uma única inscrição; e 
  • todos os candidatos selecionados dentro das vagas disponíveis para a chamada regular deverão realizar a matrícula na universidade no período indicado no edital.

O ingresso do estudante no curso, no entanto, dependerá da sua colocação em relação às vagas disponíveis e da ocupação efetiva das vagas pelos estudantes que estiverem mais bem colocados no curso pretendido. Assim, será a classificação do candidato que definirá o início do seu curso, no primeiro ou segundo semestre.

O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 30 de janeiro, pelo Portal Único de Acesso. Diferentemente dos anos anteriores, em 2024, a lista de espera poderá ser utilizada durante todo o ano pelas instituições de educação superior participantes, para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular. 

O candidato que não for selecionado na chamada regular poderá manifestar interesse em participar da lista de espera, no período de 30 de janeiro a 7 de fevereiro, também pelo Portal Único de Acesso.  A matrícula dos selecionados: 1º a 7 de fevereiro de 2024.  

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado