Veja o que se sabe sobre o ataque a creche que deixou quatro crianças mortas em Blumenau - Educação
ATAQUE

Veja o que se sabe sobre o ataque a creche que deixou quatro crianças mortas em Blumenau

Homem de 25 anos pulou o muro de escola particular e atacou com uma machadinha alunos que brincavam no parquinho


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Um homem de 25 anos invadiu uma creche particular e matou com uma machadinha quatro crianças - três meninos e uma menina - em Blumenau, a cerca de 150 km de Florianópolis, na manhã de quarta-feira (5). Outros quatro alunos também ficaram feridos.

Dinâmica do crime

O ataque ocorreu no CEI (Centro de Educação Infantil) Cantinho Bom Pastor, localizado no bairro da Velha. Segundo a polícia, o agressor pulou o muro e invadiu o parquinho da escola, que abrigava aproximadamente 40 crianças. O homem, então, passou a golpear, aparentemente de forma aleatória, os alunos.

Após atingir oito estudantes na região da cabeça e do pescoço, o autor pulou novamente o muro e fugiu em uma moto. Em seguida, ele se apresentou no 10° Batalhão da Polícia Militar, que fica a cerca de 5 minutos da creche.

No momento do ataque, a professora Simone Aparecida Camargo conseguiu salvar alguns alunos. "Enfiei os bebês no banheiro, achando que era assalto, e daqui a pouco já vieram batendo na porta, informando que ele estava matando", contou a educadora. 

  
Veja o que se sabe sobre o ataque a creche que deixou quatro crianças mortas em Blumenau
reprodução / redes sociais
 
 
 

Vítimas

Depois do ataque, equipes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foram acionados, por ligação telefônica de funcionários, para prestar os primeiros atendimentos às vítimas.

Bernardo Cunha Machado, de 5 anos, Bernardo Pabest da Cunha, de 4 anos, Enzo Marchesin, de 4 anos, e Larissa Maia Toldo, de 7 anos, não resistiram aos ferimentos e morreram no local. O prefeito Mário Hildebrandt revelou, em entrevista coletiva, que todos eram filhos únicos.

Outras quatro crianças - duas meninas e dois meninos - foram encaminhadas ao Hospital Santo Antônio. Uma vítima em estado grave, uma com estado intermediário e duas com ferimentos leves.

De acordo com a última atualização da Prefeitura de Blumenau, elas já passaram por procedimentos cirúrgicos e estão na sala de recuperação. Em entrevista, na tarde desta quarta-feira, a vice-prefeita, Maria Regina, também informou que a alta médica está prevista para as próximas 24 horas.

Histórico criminal

Segundo o delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, o autor do ataque é natural de Salto do Lontra, no Paraná, e tem quatro antecedentes criminais registrados entre 2016 e 2022.

Dois anos atrás, o homem esfaqueou o padrasto. Em dezembro do ano passado, quebrou o portão dele e feriu um cachorro com uma faca. O histórico criminal também revela que ele já foi detido por posse de cocaína e por brigar em uma casa noturna.

Investigação

Inicialmente, de acordo com a polícia, o ataque a creche é um caso isolado, e o homem não tem nenhuma ligação com o local ou com os frequentadores. Por enquanto, a motivação do crime segue desconhecida.

O agressor será indiciado por quatro homicídios triplamente qualificados e por quatro tentativas de homicídios triplamente qualificados. 

Ao R7, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina informou que ele vai passar por audiência de custódia na Comarca de Blumenau, no período da tarde.

Quebra de sigilo

A Polícia Civil solicitou ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina, na tarde desta quarta-feira, a quebra do sigilo telefônico e telemático. Após obter autorização do órgão, os investigadores pretendem analisar as informações e os dados do Facebook e outras redes sociais do suspeito.

Suspensão de aulas

Após o ataque, a Prefeitura de Blumenau suspendeu as aulas em toda a rede pública e privada de ensino pelo menos até esta sexta-feira (7). Hoje, diretores de escolas municipais, estaduais e particulares vão se reunir com a gestão municipal no Teatro Carlos Gomes a partir das 8h30 para conversar sobre as medidas que serão tomadas para garantir a segurança no retorno às aulas.

De acordo com o prefeito Hildebrandt, o policiamento será reforçado em todas as ruas na próxima segunda-feira (10). O gestor também acredita que o trânsito será intenso, pois a maioria dos pais - com medo - deve levar os filhos de carro para a escola. Por essa razão, todo o efetivo de agentes de trânsito estará empenhado para acompanhar a chegada e saída dos estudantes.

Luto

O governo estadual declarou luto oficial de três dias pelo assassinato das quatro crianças que estavam na creche Cantinho Bom Pastor. Enquanto, a prefeitura anunciou luto oficial de 30 dias. 

Investimentos

O delegado-geral da Polícia Civil afirmou que o governador Jorginho Mello vai autorizar investimentos na área de tecnologia para ampliar os serviços de monitoramento, além de analisar a situação da contratação de novos policiais civis por meio de concurso.

O comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio Pelozato da Rosa, também relatou que recentemente foram realizados treinamentos com professores da região e no estado, com técnicas para estarem preparados para circunstâncias parecidas com o ataque a creche.

Fonte: R7


Dê sua opinião:

Fique conectado