Esporte & Educação Ep5: Aluno da rede pública se descobre atleta durante aulas de educação física e torna-se medalhista nacional - Esportes
SUPERAÇÃO

Esporte & Educação Ep5: Aluno da rede pública se descobre atleta durante aulas de educação física e torna-se medalhista nacional

Aluno de Teresina, no Piauí, descobriu o talento para o atletismo nas aulas de educação física e já representa o Brasil em competições internacionais


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Aos 17 anos, Guilherme Medeiros, aluno do 2º ano do Ensino Médio do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Moacir Madeira Campos, localizado no bairro Saci, na zona Sul de Teresina, vem construindo uma trajetória de destaque no atletismo. Foi durante as aulas de Educação Física da escola que ele descobriu o potencial para a modalidade e, aos 14 anos, iniciou os treinamentos. Desde então, o estudante passou a conciliar a rotina escolar com os treinos e se tornou um exemplo de dedicação. O incentivo recebido dentro da escola abriu portas para competições estaduais, nacionais e, mais recentemente, internacionais, mostrando como o esporte pode transformar vidas.


Ao relembrar o início da carreira, Guilherme conta que o interesse pelo atletismo surgiu ao observar os colegas que já praticavam a modalidade. Segundo ele, o incentivo do professor de Educação Física foi decisivo para que desse os primeiros passos no esporte.

  

Aluno de escola estadual descobriu o talento para o atletismo nas aulas de educação física e já representa o Brasil em competições internacionais
TV Antena 10

   

"Começou primeiro vendo meus amigos. Eles faziam atletismo, eu via eles viajando. Meu técnico é professor de Educação Física e começou a incentivar, ensinando e mostrando o atletismo para os meninos lá da escola. Aí, nisso, eu me interessei e comecei a treinar. Foi um pouco difícil no começo, mas eu tive a orientação dele", disse o estudante Guilherme Medeiros.

O esforço e a dedicação logo começaram a render resultados. Hoje, Guilherme já coleciona medalhas e conquistas importantes. Entre elas, está a medalha de bronze no salto triplo durante os Jogos Sul-Americanos da Juventude, realizados na cidade do Panamá, em abril deste ano.

A competição reuniu cerca de dois mil atletas, com idades entre 14 e 17 anos, representando 15 países. O Brasil foi o grande destaque do evento ao conquistar o tetracampeonato consecutivo, encerrando a participação com 157 medalhas: 58 de ouro, 51 de prata e 48 de bronze. Uma dessas medalhas veio para o Piauí pelas mãos de Guilherme.

  

Aluno da rede pública se descobre atleta durante aulas de educação física e torna-se medalhista nacional
Reprodução

  

"Comecei a ter uns resultados legais no ano passado. Comecei ganhando competição estadual em Fortaleza, depois fui para o Maranhão. Aí, depois, fui para a etapa regional, onde conquistei o ouro e fui bicampeão Norte-Nordeste. Depois, fui para outra fase estadual aqui no Piauí, onde fui selecionado para poder ir para os Jogos da Juventude. Nos Jogos da Juventude, fiquei em quarto lugar. Neste ano, eram selecionados os dois melhores atletas para ir ao Sul-Americano representar o país. Eu fui selecionado porque era o segundo melhor atleta da minha prova, da minha categoria. Lá consegui um ótimo resultado e conquistei a medalha de bronze. Depois, quando cheguei, um mês depois, fui para a competição Norte-Nordeste Adulto, onde consegui outro bom resultado e ainda bati minha melhor marca pessoal no salto, conquistando também o terceiro lugar", falou o estudante.

Além dos resultados nas pistas, Guilherme também mantém o compromisso com os estudos. Na escola, é reconhecido pelos colegas como um exemplo de perseverança e disciplina. O sonho de se tornar fisioterapeuta caminha lado a lado com o objetivo de alcançar novos patamares no atletismo. Quem acompanha essa trajetória de perto é o amigo João Henrique, que afirma ter orgulho da evolução de Guilherme e lembra que sempre esteve presente para apoiá-lo nos momentos mais difíceis.

  

Aluno da rede pública se descobre atleta durante aulas de educação física e torna-se medalhista nacional
Reprodução

   

"Eu sempre digo para ele que tenho muita felicidade por quem ele está se tornando. Sempre tive orgulho do Guilherme, sempre acreditei nele. Fui uma das pessoas que mais influenciou, que mais tentou ajudar e apoiar de qualquer forma. Sempre estive lá para ajudar, aconselhando. Quando ele estava tendo dificuldade e o professor não podia comparecer ao treino, eu estava lá ajudando", contou João Henrique, amigo de Guilherme.

Conciliar uma rotina intensa de estudos e treinamentos exige organização e disciplina. Guilherme passa o dia na escola e, ao fim das aulas, segue para os treinos, chegando em casa apenas à noite. Apesar do cansaço, ele acredita que o comprometimento faz toda a diferença para alcançar os objetivos.

"É um pouco cansativo, porque fico o dia todo na escola e, depois das aulas, ainda tenho que treinar. Chego em casa tarde e ainda preciso tirar um tempo para descansar. É um pouco cansativo, sim, confesso. Mas, com dedicação, consegue. Dá para organizar tudo e fazer tudo certinho", disse Guilherme.

  

Aluno de escola estadual descobriu o talento para o atletismo nas aulas de educação física e já representa o Brasil em competições internacionais
TV Antena 10

   

Com uma carreira promissora pela frente, o jovem atleta mantém os pés no chão, mas não esconde os grandes sonhos. Entre os objetivos, estão representar o Brasil em uma Olimpíada, conquistar medalhas mundiais e, quem sabe, tornar-se recordista sul-americano. Para isso, ele afirma encontrar na família, especialmente na mãe, a principal fonte de motivação.

"Eu penso em ser um atleta olímpico e, se Deus quiser, conquistar medalhas mundiais. Tenho pensamentos grandes, quem sabe ser recordista sul-americano também, porque acredito que tenho capacidade para isso, mas preciso trabalhar muito. Eu me motivo bastante. Inclusive, a minha maior motivação é a minha mãe, porque é ela quem me coloca para cima. Às vezes, quando chego muito cansado, ela diz: 'Filho, vai lá, treina. Você tem que fazer isso. Só você pode fazer dar certo. Você é o orgulho da família'. Isso acaba me motivando", pontuou o estudante.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Qual conteúdo você gosta de acompanhar no A10mais?

ver resultado