Afogamentos aumentam 225% nos primeiros meses de 2023 no Piauí; bombeiros fazem alerta - Geral
LEVANTAMENTO

Afogamentos aumentam 225% nos primeiros meses de 2023 no Piauí; bombeiros fazem alerta

Segundo os dados, foram registrados 26 casos de afogamentos. Onze apenas no mês de março


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Dados do Corpo de Bombeiros apontam que o número de afogamentos nos primeiros meses deste ano aumentou 225% comparado ao mesmo período no ano passado. Eles também reforçaram o alerta para os banhistas tomarem cuidado, pois o volume das águas aumentaram em várias regiões do Piauí. 

Os números do Corpo de Bombeiros, de janeiro a abril, registram que foram 26 casos de afogamentos. No ano passado foram registrados 08 casos no mesmo período. Somente no mês de março, 11 afogamentos foram contabilizados contra apenas um caso no mesmo mês em 2022. Os números representam um aumento de afogamento de 225%. 

  
Corpo de homem é encontrado após afogamento no interior do Piauí Divulgação/ Corpo de Bombeiros do Piauí
 
 
 

O tenente do CBMP, Felipe Lima, deu algumas dicas e alertou para os banhistas para redobrar os cuidados nos pontos turísticos, balneários e nos momentos de lazer nos rios e cachoeiras.

“Para os que frequentam esses locais com grande volume de água é importante ficar atento a determinadas situações como,  não ingerir bebida alcoólica quando for entrar na água, o cuidado com criança deverá ser redobrado e nos locais da diversão não pular na água se o banhista desconhece a profundidade para evitar um grave acidente”, explicou.

Os bombeiros também alertam aos participantes de trilhas ou camping também tomem cuidado, principalmente, nos primeiros sinais de chuva.

“Em dias chuvosos, o recomendável é não entrar na água, não tente atravessar de um local para outro,  pois a correnteza pode arrastar o banhista e causar um afogamento. O ideal é procurar um local alto e esperar toda chuva passar”, alertou.

Orientações dos bombeiros:

  •  Em situação de afogamento, mesmo que a pessoa saiba nada, jamais entrar na água para tentar realizar um socorro. Nesses casos, o ideal é fornecer algum objeto que sirva de flutuação, por exemplo: uma garrafa pet vazia, tampa de isopor, corda, galho de árvore, a fim de evitar o contato direto com a vítima;
  •  A orientação é procurar locais que possuem guarda-vidas ou pessoas que sejam capacitadas para realizar um resgate em situação de emergência;
  • Em caso de emergência o Corpo de Bombeiros poderá ser acionado pelo 190.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado