B-R-O bró: setembro e outubro devem ter dias com temperaturas acima dos 40º, prevê climatologista - Geral
CALOR NOS PRÓXIMOS MESES

B-R-O bró: setembro e outubro devem ter dias com temperaturas acima dos 40º, prevê climatologista

Outra característica para esta época serão os ventos mais fortes o que pode ocasionar com mais facilidade os incêndios


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

As altas temperaturas que são registradas no B-R-O bró, período de maior calor no Piauí, começam a partir deste 1º de setembro. Ao A10+, a climatologista Sônia Feitosa alertou que nos meses de setembro e outubro devem ser sentidas temperaturas mais altas com variação acima dos 40º.

Outra característica para esta época serão os ventos mais fortes o que pode ocasionar com mais facilidade os incêndios. Com a baixa umidade, a meteorologista também acende o alerta para os cuidados necessários neste período.

  

B-R-O bró: setembro e outubro devem ter dias com temperaturas acima dos 40º, prevê climatologista
TV Antena 10

  

“A gente sabe que os meses mais quentes do ano são setembro, outubro novembro e dezembro, sendo que setembro e outubro são os mais quentes ultrapassando os 40º. A previsão para esse ano é que as temperaturas atinjam o quadro normal ou superem a média, que é em torno de 38 graus. O diferencial e que vão acontecer com temperaturas bem elevadas com vários dias do mês com temperaturas de 40 graus ou mais “, alerta Sônia Feitosa.

Segundo a climatologista, um estudo realizado por ela mostrou que em quase 30 anos aumentou em mais de 1 grau por ano analisando a temperatura geral na estação meteorológica.

“Eu sou da linhagem que acredita nas mudanças climáticas e que nós estamos provocando esse aquecimento no planeta impermeabilizando o solo, desmatando. Se cada pessoa vai fazendo isso vai aquecendo mesmo o planeta e consequentemente vai contribuir para o aumento do clima. Há dez anos isso não se acreditava, essas altas temperaturas”, conta.

Outro alerta para o período é o maior risco de queimadas devido a força dos ventos. A previsão é que até meados de novembro as queimadas ocorram com mais frequência. Mesmo nessas condições, a climatologista reforça os cuidados para evitar queimadas e se proteger da intensidade dos raios solares.

  

Outra característica para esta época serão os ventos mais fortes o que pode ocasionar com mais facilidade os incêndios
Reprodução

  

“Reforçar os cuidados com ingestão de liquido, água mesmo, evitarmos sair desprotegido, com uso de protetor ou uma roupa que nos proteja do sol direto na pele, e evitar jogar faísca para início de queimadas porque a umidade também esta baixa", finaliza a climatologista.

Para estes dois dias, o alerta de ventos fortes foi emitido para o litoral, sudeste e semiárido do Piauí. No sudeste, norte, sudoeste e centro-norte o alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é de umidade relativa do ar entre 30% e 20%. O alerta segue até às 19h desta quinta-feira (01).

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado