Chuvas intensas devem continuar nos próximos dias no Piauí, alerta climatologista - Geral
PREVISÃO DO TEMPO

Chuvas intensas devem continuar nos próximos dias no Piauí, alerta climatologista

Coordenadora da Sala de Monitoramento de Eventos Climáticos Extremos detalha precipitações deste final de semana no estado


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Durante o final de semana foram observados altos níveis de chuva em todo o Piauí. Sara Cardoso, que é coordenadora da Sala de Monitoramento de Eventos Climáticos Extremos da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), explicou que a expectativa é que essas precipitações ainda ocorram em todo o estado durante os próximos dias. Em Teresina, a chuva deste domingo (03) foi tão volumosa que a partida entre Fluminense e Fortaleza precisou ser adiada para esta segunda-feira (04).

Sara explicou que no sábado o dia foi ensolarado em grande parte do estado, inclusive em Teresina; entretanto, em outros pontos do Piauí, as chuvas foram intensas. 

  

Chuvas no Piauí Marcelo Gomes / A10+

   

“Sábado foi um dia de sol entre nuvens, nós observamos que os acumulados ficaram mais localizadas na porção Norte do nosso estado. Por exemplo, Barras, no sábado a gente observou que acumulou 26mm, e Pedro II acumulou 25mm. Já no domingo foi um dia com um pouquinho mais de chuva e muitas nuvens. A gente observou acumulados que ficaram entre 47mm e 10mm. Também observamos chuvas que ocorreram no Sul do estado, inclusive esse maior acumulado de 47mm foi em Uruçuí. Porto ficou com 44 milímetros e 32 trinta e dois milímetros”, pontuou. 

Segundo a coordenadora da Sala de Monitoramento, o domingo apresentou níveis maiores e acumulados. Em Teresina, as chuvas chegaram a atingir 77mm. As precipitações na capital começara de tarde e seguiram até a madrugada. “Nessas últimas 24 horas nós observamos que Teresina ficou com 77mm, Santa Cruz do Piauí com 86mm e Alto Longá com 73mm, o mesmo padrão que estava descrito no nosso informativo metrológico que foi divulgado dia 29 de fevereiro. Ele é válido até o dia 7 de fevereiro", completou. 

  

Partida entre Fluminense x Fortaleza
reprodução

Próximos dias

A coordenadora explicou ainda que as chuvas devem continuar em todo o estado, especialmente nas regiões Norte, Centro-norte e Sudeste. “Teremos para os próximos condições ainda de chuva. Então entre os dias 04/02 e 08/02 nós teremos chuvas que deverão ser persistentes em todo território. Em altos níveis da atmosfera teremos um padrão divergente, muito favorável pra continuidade das chuvas no interior do nosso estado. Vamos observar acumulados que poderão chegar aos 100mm”. 

Previsão do INMET

Nesta segunda-feira (04) o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu dois alertas de chuvas para o Piauí. Um deles é o amarelo, de perigo potencial de chuvas intensas nas regiões de Teresina, Norte e Litoral do Piauí, e outro laranja de perigo de chuvas intensas para o restante do estado. O comunicado foi publicado na manhã de hoje e segue até a terça-feira (05). 

Segundo o instituto, a temperatura mínima para esta quarta-feira em Teresina é de 24°C e a máxima de 31°C.

  

Mapa do INMET
Reprodução

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado