Com nova onda de calor, Brasil deve registrar temperaturas de até 43°C nesta semana - Geral
ONDA DE CALOR

Com nova onda de calor, Brasil deve registrar temperaturas de até 43°C nesta semana

Segundo Inmet, Teresina pode registrar temperatura recorde de até 43°C


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Uma nova onda de calor se espalha por todo o Brasil nesta última semana de inverno e, segundo a previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), algumas cidades, como Campo Grande (MS), Cuiabá (MT) e Teresina (PI), podem chegar até os 43°C e registrar novos recordes de temperatura máxima para a época do ano.

A sexta-feira, 15 de setembro, foi marcada por intenso calor no Piauí. O Estado, segundo levantamento do Climatempo, foi um dos locais mais quentes no Brasil e alguns municípios registraram temperaturas acima dos 40°C por volta das 3 horas da tarde. A previsão de máxima até a próxima sexta-feira (22) em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Palmas (TO) é de até 39°C, porém, com tendência de alta.

 

Com nova onda de calor, Brasil deve registrar temperaturas de até 43°C nesta semana
divulgação

   

Segundo a meteorologista Maria Clara Sassaki, do Clima Tempo, o bloqueio atmosférico impede a chegada das frentes frias e fortalece o ar seco no país, com exceção do Rio Grande do Sul, onde deve haver a continuidade de chuvas significativas.

O fenômeno El Niño também tem influência na onda de calor desta semana, “com o aquecimento das águas e outros oceanos ao redor do globo", pontua a especialista.

Confira a previsão do tempo por região

Norte

O clima nas capitais de Rondônia e Tocantins fica entre 36°C e 39°C entre esta segunda-feira (18) e sexta-feira (22). Segundo o Inmet, apesar do calor, há previsão de pancadas nos primeiros dois dias da semana.

Já nos estados do Acre, Roraima, Amapá e Tocantins, a temperatura varia entre 35°C e 38°C, também com previsão de chuva em algumas cidades.

Nordeste

No nordeste, o clima varia um pouco. Enquanto no Piauí a previsão é de 39°C durante os dias da semana, sendo a temperatura mais alta prevista para a região, em Pernambuco chega a 28°C, com possibilidade de chuva isolada.

Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Sergipe, e Bahia variam entre 29°C e 35°C.

Centro-oeste

A região Centro-oeste é a que deve registrar a temperatura mais alta, com previsão de até 43°C na capital do Mato Grosso, em Cuiabá. O calorão está previsto para a quinta-feira (21) e não há previsão de chuva. Os próximos dias na região ficam em torno dos 40°C.

Já em Goiás, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal, as temperaturas variam entre 41°C e 33°C.

Sudeste

No sudeste, a maior temperatura deve ser registrada no Rio de Janeiro, com previsão de 37°C e tendência de alta, principalmente na sexta-feira (22), assim como São Paulo.

Os demais estados, sendo Espírito Santo e Minas Gerais, ficam entre 29°C e 32°C.

Sul

Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul também vão registrar calor, mas nada que deva bater recorde de máxima. As temperaturas entre esta segunda-feira (18) e sexta (22) ficam entre 30°C e 30°C, segundo o Inmet.

As chuvas intensas, que culminaram na tragédia nas últimas semanas no Rio Grande do Sul, devem continuar. "As pancadas podem vir com trovoadas, granizo e rajadas de vento de forte intensidade", explica a meteorologista.

Previsão para a primavera

A primavera começa às 3h50 do próximo sábado (23) e, segundo a meteorologista Maria Clara Sassaki, a estação será, também, de calor acima da média no Brasil.

Apesar disso, há previsão de chuvas irregulares e com risco de temporais frequentes.

Fonte: R7


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Qual sua opinião sobre o projeto aprovado pela Câmara que equipara aborto a homicídio

ver resultado