Comida típica Maria Isabel torna-se Patrimônio Cultural do Piauí - Geral
GASTRONOMIA

Comida típica Maria Isabel torna-se Patrimônio Cultural do Piauí

Prato símbolo do estado é feito à base de carne de sol picada e frita, cozida junto ao arroz


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Símbolo piauiense e de sabor inigualável, o prato "Maria Isabel" se tornou Patrimônio Histórico Cultural do Piauí. O governador Rafael Fonteles sancionou a Lei nº 8.279, de 08 de janeiro de 2024, que concede o título a essa receita típica do estado.

"Fica submetida a indicação da comida típica Maria Isabel, prato que leva em seu preparo arroz, legumes e carne seca, para obtenção da Concessão do Registro do Patrimônio Cultural Imaterial do Piauí, nos termos da Lei 4.515, de 09 de novembro de 1992", diz o documento.

  
Comida típica Maria Isabel torna-se Patrimônio Cultural do Piauí Reprodução
 
 
 

O projeto é de autoria do deputado estadual Francisco Limma. O parlamentar explica que, mundialmente, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) tem dado o título de Patrimônio Cultural para expressões gastronômicas. Diante disso, o parlamentar considerou oportuno que o Piauí reconheça um prato típico que agrada os paladares e estimula a memória de seus habitantes.

A Lei foi divulgada em 09 de janeiro no Diário Oficial do Estado (DOE).

Maria Isabel

Repleta de identidade, simbolismo e com um sabor marcante, a Maria Isabel é uma comida típica do Piauí feita à base de carne de sol picada e frita, cozida junto ao arroz. Sobre seu nome, tem-se algumas teorias, entre elas está a de que Maria e Isabel seriam os nomes das filhas de uma cozinheira anônima e criadora da receita.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Qual sua opinião sobre a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro

ver resultado