COP Nordeste: governadores firmam acordo internacional e lançam plano conjunto de transformação ecológica - Geral
EVENTO

COP Nordeste: governadores firmam acordo internacional e lançam plano conjunto de transformação ecológica

A COP Nordeste integra a preparação regional para a COP 30, que será realizada em novembro, em Belém (PA)


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Rafael Fonteles, participou, nesta quarta-feira (17), da COP Nordeste – Nordeste Protagonista da Transição Ecológica, realizada em Fortaleza (CE). O evento, que segue até sexta-feira (19), reúne lideranças estaduais, setor privado, sociedade civil e organismos internacionais no Centro de Eventos do Ceará.

Na Mesa Institucional de Governadores e Governadoras do Nordeste, foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica entre o Consórcio Nordeste e a Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (CNE–UNCCD). O documento prevê ações conjuntas para o desenvolvimento sustentável das terras secas, incluindo pesquisas sobre desertificação, mitigação da seca, agricultura resiliente, manejo de solo e água, além da troca de experiências e implementação de projetos que fortaleçam práticas sustentáveis na região semiárida.

  
Governador Rafael Fonteles no COP Nordeste Juliana Oliveira
 
 
 

Na mesma ocasião, os governadores lançaram o Plano Brasil Nordeste de Transformação Ecológica (PTE-NE), construído coletivamente para consolidar uma estratégia regional de desenvolvimento sustentável e inclusivo. Os principais compromissos são: liderar a Transição Energética Justa; impulsionar a neoindustrialização sustentável; promover a bioeconomia e agricultura sustentável; fortalecer a educação, ciência e inovação verde; ampliar a economia circular e a gestão de resíduos; garantir segurança hídrica e adaptação climática; preservar a biodiversidade e valorizar o turismo de base comunitária; integrar investimentos e fortalecer o protagonismo internacional.

  
Rafael Fonteles participa do COP Nordeste Juliana Oliveira
 
 
 

Segundo Rafael Fonteles, o conjunto de medidas reforça a atuação unificada do Nordeste no enfrentamento à crise climática e projeta a região como referência global: “Estamos transformando nossas potencialidades naturais em oportunidades de desenvolvimento justo, inovador e inclusivo, com base na cooperação entre estados e no diálogo com a comunidade internacional”, destacou o presidente do Consórcio Nordeste.

  
COP Nordeste Juliana Oliveira
 
 
 

A COP Nordeste integra a preparação regional para a COP 30, que será realizada em novembro, em Belém (PA). A expectativa é que a agenda conjunta fortaleça a diplomacia climática do Nordeste, consolidando-o como referência em soluções de adaptação, mitigação e justiça climática.

Fonte: Governo do Piauí


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Qual o telejornal que você mais gosta de acompanhar na TV Antena 10?

ver resultado