De crítica a cancelamento: entenda a polêmica após experiência de jornalista em restaurante no Piauí - Geral
VIRALIZOU

De crítica a cancelamento: entenda a polêmica após experiência de jornalista em restaurante no Piauí

Polêmica tomou as redes sociais nesta semana após jornalista publicar uma resenha sobre um restaurante da capital


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A ideia de compartilhar experiências gastronômicas surgiu para a jornalista Ilzy Sousa após uma publicação em seu perfil pessoal onde, como cliente, criticou um estabelecimento em Teresina que não atendeu as suas expectativas. Ao ser recebida de forma positiva, a jornalista decidiu então criar um perfil que abraçasse a sua paixão pelo universo da gastronomia, que é para ela um hobbie. 

  

Ilzy Sousa publica resenhas nas redes sociais
reprodução

   

"Eu também sentia essa lacuna nos perfis que falam sobre gastronomia na cidade: uma pessoa que falasse algo além de 'é gostoso'. Eu achava muito vago. Ficava me perguntando 'É gostoso pelo que?' Você consegue sentir todos os sabores que estão no cardápio? Foi tudo realmente bom ou tiveram algumas falhas? São essas perguntas que eu tento responder nos vídeos enquanto comento minha opinião pessoal, o meu gosto mesmo por comida", pontua a jornalista.

Com mais de 1.200 seguidores no X, antigo Twitter, o perfil @sosaiopracomer foi imerso em uma polêmica após a jornalista publicar uma resenha sobre sua experiência em um estabelecimento localizado na zona Leste da capital. Em poucas horas, a página e a jornalista receberam diversos comentários, entre eles de pessoas que apoiavam o conteúdo e compartilhavam da mesma opinião. Outras discordavam de forma comedida. Porém, ataques pessoais começaram a inundar o seu perfil pessoal. 

Ao A10+, Ilzy Sousa relatou que ficou surpresa com a proporção que o vídeo tomou. No TikTok a resenha já possui mais de 54 mil visualizações. O perfil, que ainda está no começo, acabou recebendo uma audiência maior com críticas pessoais. 

"As críticas do vídeo em si não me incomodam de jeito nenhum! É ótimo que ele desperta nas pessoas algum interesse ou vontade de contribuir ali no assunto. O problema é que algumas pessoas levaram as críticas pro lado pessoal. Atacaram o meu jeito de ser, meu jeito de reagir as comidas, minhas intenções e a minha índole sem sequer saberem a verdade. Coisas que não tem nada a ver com a ideia do vídeo original. Muitas delas passando todos os limites", explica a jornalista. 

  

Material publicado nas redes sociais
reprodução

   

Os ataques pessoais acabaram reacendendo o debate sobre opiniões destiladas na internet e suas consequências. A jornalista relatou que a maioria dos comentários com ataques não vieram no próprio post, mas sim no perfil das pessoas, o que segundo Ilzy, incentivou outras a realizarem a mesma prática, dessa vez ataques no perfil.

"Meu caráter e meu jeito de ser não estavam abertos para debate ali, sou uma pessoa com opiniões formadas e ciente de quem sou. Não cobro que gostem de mim, mas exigi que eu seja respeitada. As pessoas precisam entender que não tem o direito de ofender o outro apenas porque não concordam com o jeito dele de ser e de agir", dispara. 

A página @sosaiopracomer foi criada em novembro de 2023 e hoje possuí perfis no TikTok, com 1.746 seguidores, e no X, com 1.280 seguidores. Ao todo, a jornalista já publicou dez vídeos com resenhas sobre estabelecimentos culinários da capital. Em meio aos ataques, Ilzy Sousa alega ter recebido também muitas mensagens de apoio o que a motiva a continuar com as postagens. 

"A página vai continuar da mesma maneira. Também recebi dezenas de mensagem agradecendo pelos vídeos e me incentivando a continuar. As pessoas foram muito receptivas com a ideia, acredito que por também terem interesse em ver um perfil mais focado no compromisso com os seguidores. Sou muito grata a todos que de alguma forma me apoiaram ontem", finaliza.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado