📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
Com o apoio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), a V Expofran – Feira de Ovinos e Caprinos de São Francisco de Assis do Piauí - impulsiona a ovinocaprinocultura na região do Território Vale do Canindé. O evento iniciou na sexta-feira (25) e conta com exposição de animais, competições e atrações culturais, além da comercialização de alimentos e produtos.
O superintendente de Ações de Apoio à Agricultura Familiar da SAF, Clébio Coutinho, participou da solenidade de abertura do evento. Ele ressaltou a importância da feira para dar visibilidade e impulsionar a ovinocaprinocultura, que é uma das principais cadeias produtivas do semiárido piauiense.
“A ovinocaprinocultura é a atividade mais presente nos estabelecimentos da agricultura familiar do estado. Mais de 80% do rebanho de ovino e de caprino pertence a agricultores familiares. Então, precisamos apoiar esse segmento que é importante, gerador de renda, de trabalho e que, com certeza, vai alavancar a economia aqui no município”, pontuou o gestor.
O representante da SAF também falou sobre outras ações que a secretaria vai desenvolver no município de São Francisco de Assis do Piauí, dentre as quais, os projetos do Programa Piauí Sustentável e Inclusivo (PSI), em que seis entidades da agricultura familiar se credenciaram e poderão receber projetos produtivos financiados pela iniciativa.
“Vamos selecionar 170 projetos produtivos para receber recursos de apoio produtivo a várias atividades, como apicultura, ovinocaprinocultura, algodão, entre outros, e aqui o município foi contemplado com seis entidades selecionadas neste edital. Então nós estamos com esse compromisso de apoiar projetos nessas seis comunidades a partir do próximo ano para receber aportes financeiros de, no mínimo, R$ 300 mil em cada uma para desenvolver alguma atividade vocacionada na região”, citou o superintendente.
A Expofran é patrimônio cultural imaterial do Piauí. Por iniciativa da deputada estadual Elisângela Moura, o reconhecimento à feira foi sancionado pelo governador Rafael Fonteles e agora o evento faz parte do calendário oficial de eventos do Estado do Piauí.
Fonte: Portal A10+