Governo homenageia presos políticos piauienses com Memorial da Resistência e da Democracia do Piauí - Geral
HOMENAGEM

Governo homenageia presos políticos piauienses com Memorial da Resistência e da Democracia do Piauí

Memorial será espaço de preservação da memória política e resgate da história de piauienses presos, cassados e mortos durante a ditadura militar


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O Governo do Estado deu abertura nesta sexta-feira (31) ao projeto para o Memorial da Resistência e da Democracia do Piauí, espaço de preservação da memória política e resgate da história e dos nomes daqueles e daquelas que resistiram ao período de ditadura militar e, por isso, foram punidos, perseguidos presos e assassinados entre os anos de 1964 a 1985.

  

Evento de lançamento do projeto aconteceu nesta sexta-feira (31), na Central de Artesanatos
Laura Parente/ A10+

   

O memorial ficará situado na Central de Artesanatos Mestre Dezinho, antigo Quartel General da Polícia Militar e local de encarceramento dos presos políticos no Piauí. O lugar, inclusive, possui um grande calabouço com marcas de sangue onde presos eram torturados.

Não se sabe ao certo quantos piauienses foram atingidos de alguma forma pelo regime militar entre as décadas de 60 e 80. Dentre eles estavam estudantes, professores, magistrados, sindicalistas, ativistas e etc. De acordo com o Comitê Memória, Verdade e Justiça de Teresina, 9 parlamentares piauienses foram  cassados e perderam seus direitos políticos. Dentre eles está o pai do governador em exercício, Themistocles Filho.

  

Calabouço em uma das salas localizadas na Central de Artesanatos
Laura Parente/ A10+

   

"Esse memorial é para resgatar a memória dos que resistiram, para que as novas gerações tomem conhecimento de que há 59 anos os tanques ocuparam as ruas do Brasil, rasgaram a constituição, depuseram o presidente legitimamente eleito, fecharam o Congresso Nacional e foi instalado o regime de terror, o estado de no Brasil onde não se podia falar, não se podia protestar, não se podia organizar dos sindicatos e estudantes também não podia se organizar. Então é muito importante que a gente faça esse resgate porque o Piauí teve gente que resistiu. Teve gente que foi cassado", disse o coordenador do Comitê, Pedro Laurentino, ao A10+.

Pedro Laurentino relembrou ainda os atos antidemocráticos que aconteceram em janeiro deste ano, em Brasília, e reforçou que tais atos acontecem porque não houve a devida punição para aqueles que participaram e que ainda hoje apoiam o golpe militar de 1964.

"Não tem nada a lembrar de bom nessa data. Nós estamos aqui fazendo isso pra que não se esqueça, para que nunca mais aconteça. Agora nesse oito de janeiro, por exemplo, tentaram assaltar Brasília, tentaram quebrar tudo, tentaram instalar um golpe, um novo golpe militar e isso é porque não houve a devida punição a quem acometeu contra a democracia do Brasil", explicou.

 

O coordenador do Comitê Memória, Verdade e Justiça de Teresina, Pedro Laurentino
Laura Parente/ A10+

   

O deputado estadual Ziza Carvalho também esteve no lançamento do projeto e falou sobre a importância de se falar sobre essa data para que golpes como esse não venham a acontecer novamente. Ziza é filho de Luiz Ubiraci de Carvalho, que foi preso e recolhido ao QG da Polícia Militar em março de 1969.

“A ditadura que houve de 1964 a 1984 no país trouxe diversas sequelas, perseguições, prisões arbitrárias, mandatos parlamentares cassados, ministros do Supremo Tribunal e juízes aposentados compulsoriamente, presos políticos. Então, é importante momentos como esse, homenagens como essa pra que a gente possa sempre resgatar um passado que não precisa voltar mais”, disse o deputado ao A10+.

O governador em exercício, Themístocles Filho, também esteve no lançamento do memorial e falou um pouco sobre o sentimento de homenagear os piauienses que lutaram e resistiram na época da ditadura.

  

O governador em exercício, Themístocles Filho
Rayanna Mousinho/ TV Antena 10

   

"Aqui era o antigo quartel da Polícia Militar do estado do Piauí, foi onde alguns presos políticos cumpriram alguma pena. Nós temos que jamais voltar o que aconteceu no passado. O regime melhor é aquele em que o povo escolhe, pode ter divergência, mas a maioria é que vence. Eu fico feliz de estar aqui hoje iniciando esses atos de manifestações àqueles que lutaram a época", disse.

O memorial será inaugurado no dia 28 de agosto desse ano. No local terão esculturas, painéis com relatos da época, fotos dos mortos e desaparecidos, recortes de jornais, perfis dos piauienses assassinados e um poema feito por um ex-preso político.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado