“Foi Deus que enviou eles”, diz mãe de bebê que foi salvo por policiais após se engasgar em Timon - Geral
SOCORRO RÁPIDO

“Foi Deus que enviou eles”, diz mãe de bebê que foi salvo por policiais após se engasgar em Timon

Viatura da PM passava na rua da casa da família quando mãe parou a equipe e pediu ajuda para salvar o recém-nascido de apenas 13 dias de vida


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Um bebê de apenas 13 dias de vida, que estava engasgado, foi salvo por uma equipe da Polícia Militar de Timon, no Maranhão, na tarde desta segunda-feira (24). A situação, que terminou com um final feliz graças a rápida ação dos policiais, aconteceu por volta das 14 horas na residência da família, no bairro Miguel Arrais.

Ao Cidade Alerta Piauí, TV Antena 10, Nara Luana, mãe do pequeno Levi, explicou que o bebê estava dormindo em um carrinho, quando ela percebeu que seu filho estava engasgando, começando a ficar roxo e sem conseguir respirar. Nesse momento, ela contou que se desesperou e passou a pedir ajuda. Em seguida, a equipe da PM, que passava no local em patrulha de rotina, percebeu o pedido de socorro e atendeu a ocorrência.

“A gente estava em um momento de desespero em casa, com ele engasgado e sem conseguir respirar. Deus mandou esses anjos. Encontramos a viatura aqui no bairro, que fizeram todos os procedimentos cabíveis e ele se desengasgou. Eles salvaram a vida do neném. Eles levaram a gente para um hospital e nos deram toda assistência, graças a Deus”, pontuou a mãe.

  

“Foi Deus que enviou eles”, diz mãe de bebê que foi salvo por policiais após se engasgar em Timon
Ana Paula Barreira/ Antena 10
   

Nara Luana acredita que o bebê possa ter se engasgado com a própria saliva, pois estava dormindo após mamar e ter arrotado. “Eu acredito que não foi (com leite materno). Ele estava dormindo, já tinha mamado, arrotado e ele fica como se estivesse mamando. A gente acredita que ele se engasgou com baba; ele estava botando muita baba para fora, queria respirar e não conseguia. Foi um desespero. A gente fica com medo de perder, sensação de perda. O hospital era longe. Era mais seguro achar alguém com suporte. Foi Deus, a gente tem muita fé em Deus e foi ele que enviou ele para salvar a vida do nosso Levi”, relatou a mãe à TV Antena 10.

Socorro rápido e Manobra de Heimlich

O sargento Carvalho e o Soldado Leite, lotados no 11º Batalhão de Polícia Militar, foram os policiais que atuaram na ação rápida de socorro à criança. Segundo eles, Levi estava em estado de cianose e com ausência de respiração, sendo necessário a desobstrução das vias aéreas, com massagens e através da manobra de Heimlich.

“Essa família estava precisando de ajuda e ele já estava um tempo sem respirar, um pouco roxo, ausência de respiração. Fizemos a manobra para desobstruir as vias aéreas, massagens para restabelecer os sinais vitais e quando percebemos, ele estava voltando a respirar. Levamos ao hospital do Parque Alvorada para exames mais aprofundados”, disse o soldado Leite, que chamou atenção para os números de socorro em casos de emergência, como o 190 (PM), 193 (Bombeiros) e 192 (SAMU).

Acerca da Manobra de Heimlich, utilizada em casos de engasgo por corpo estranho, o policial destaca que saber utilizá-la é extrema importância, pois os primeiros socorros salvam vidas e evitam sequelas nas vítimas. Na manobra, o bebê é colocado de bruços em cima do braço. O ideal é que se faça cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas). Em seguida, ele é virado de barriga para cima no braço, onde é efetuado mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos.

“Pode ser que aconteça de não chegar socorro e muitas vezes é o primeiro socorro, primeiro atendimento que salva vidas e evita sequelas. É gratificante, pois a gente vê a agonia do pai e da mãe”, completa Leite, à TV Antena 10.

O sargento Carvalho pontuou que casos de atendimento como este, cada segundo é importante. “O soldado Leite desobstruir as vias, eu fiz as manobras na viatura e eu já vi que ele começou a respirar, que ia dar certo. O corpo já em si começou a ter uma cor melhor, sair daquela parte cianótica, voltando a normalidade. Mesmo assim, de imediato, seguimos para um hospital”, completou. 

  

“Foi Deus que enviou eles”, diz mãe de bebê que foi salvo por policiais após se engasgar em Timon Ana Paula Barreira/ Antena 10
   

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Eleições nos Estados Unidos: você acha que Joe Biden tem condições de disputar a reeleição

ver resultado