Ministro Fábio Faria anuncia chegada do sinal 5G em Teresina; veja data - Geral
VEM AÍ

Ministro Fábio Faria anuncia chegada do sinal 5G em Teresina; veja data

A tecnologia 5G oferece velocidade média de 1 Gigabit (Gbps), dez vezes superior ao sinal 4G


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O ministro das comunicações, Fábio Faria, anunciou nesta quarta-feira (14) que Teresina, capital do Piauí, receberá o sinal 5G a partir do próximo dia 19 de setembro. A decisão foi tomada pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi).

As prestadoras que adquiriram a faixa de 3,5 GHz na licitação de 5G, realizada no ano passado, poderão ativar estações com a tecnologia de quinta geração do serviço móvel. Além de Teresina, receberão o sinal as cidades de Aracaju/SE, Boa Vista/RR, Campo Grande/MS, Cuiabá/MT, Maceió/AL e São Luís/MA.

  

Ministro Fábio Faria anuncia chegada do sinal 5G em Teresina
Marcello Casal / Agência Brasil

  

"O 5G vai chegar no dia 19 e em pouco tempo todas as antenas estarão instaladas, otimizando as redes e o 5G estará em pleno funcionamento", contou o ministro Fábio Farias em vídeo encaminhado ao também ministro piauiense, Ciro Nogueira.

Até o dia 28 de novembro, quando vence a obrigação editalícia, as prestadoras Claro, Tim e Vivo deverão ter no mínimo oito estações de 5G ativadas em Aracaju/SE, cinco em Boa Vista/RR, 11 em Campo Grande/MS, oito em Cuiabá/MT, 13 em Maceió/AL, 14 em São Luís/MA e 11 em Teresina/PI.

"A revolução chega a Teresina! Em cinco dias teremos o início da operação do 5G na nossa capital Teresina. A internet de altíssima velocidade chega a partir do dia 19 deste mês e vai oferecer aos teresinenses uma conexão até 100 vezes mais rápida, com diversos benefícios para o nosso estado", comemorou o ministro Ciro Nogueira.

Próxima geração da internet móvel, a tecnologia 5G oferece velocidade média de 1 Gigabit (Gbps), dez vezes superior ao sinal 4G, com a possibilidade de chegar a até 20 Gbps. Além disso, o sinal tem menor latência (atraso) na transmissão dos dados.

Para ter acesso à tecnologia 5G, o cliente deve ter um chip e um aparelho que aceite a conexão, além de estar na área de cobertura da operadora. Até o momento, a Anatel já certificou e homologou 83 modelos de aparelhos celulares para receber o sinal 5G. 

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado