Morre Mestre Expedito, um dos maiores artesãos do Piauí - Geral
LUTO

Morre Mestre Expedito, um dos maiores artesãos do Piauí

Ele faleceu em sua residência nesta sexta-feira (09); governador eleito lamenta morte


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Mestre Expedito, um dos grandes escultores do Piauí, morreu nesta sexta-feira (09) aos 89 anos em sua casa. A informação foi divulgada nas redes sociais pela família do artista. Natural de Domingos Mourão, Expedito Antonino dos Santos era considerado um dos santeiros mais expressivos do Brasil.

Desde julho, o artista estava acamado por causa de uma cirurgia para retirada de um tumor maligno no intestino. Segundo a família, o velório vai iniciar por volta de 21h na Pax União, Avenida Miguel Rosa, zona Sul de Teresina, e seguirá até sábado (10).

O sepultamento acontecerá no domingo (11), por volta de 16h, no cemitério Jardim da Ressureição, zona Sudeste da capital. 

Morre Mestre Expedito, um dos maiores artesãos do Piauí
Reprodução

   

Mestre Expedito tinha mais de 60 anos de profissão. Ele era escultor, pintor e mestre da arte santeira. O artista também já catalogou mais de 200 mil peças que estão espalhadas por todo o Brasil e também em outros países como o Chile.

“Meu herói, meu pai, meu artista preferido, minha referência partiu... meu coração está dilacerado”, escreveu a filha do Mestre Expedito nas redes sociais. 

Em rede social, o governador eleito do Piauí, Rafael Fonteles (PT), lamentou a morte do mestre. Em publicação, o petista afirmou que Expedito foi "responsável pela elevação e valorização" da cultura piauiense. 

Confira:

O Piauí se entristece com a morte do nosso grande artista Expedito Antônio dos Santos, o Mestre Expedito. Foi um um dos mais importantes representantes da arte santeira do Piauí, responsável pela elevação e valorização da nossa cultura.

Que Deus o receba em seu descanso e conforte familiares e amigo. E que sua obra se eternize na memória de todos os piauienses.

O Governo do Piauí também divulgou nota de pesar e relembrou que o Mestre Expedito era um dos nomes mais expressivos da arte santeira piauiense.

Confira abaixo:

É com profundo pesar que o Governo do Estado do Piauí lamenta o falecimento de Mestre Expedito (89 anos), ocorrido nesta sexta-feira, 9.

Mestre Expedito era um dos nomes mais expressivos da arte santeira piauiense e seu nome faz parte do catálogo entre os 45 santeiros denominados “Senhores de seu ofício: arte santeira do Piauí”. Ele foi um dos precursores da arte santeira no Piauí, foi um dos mais importantes mestres santeiros do Estado ao lado de Mestre Dezinho.

Por sua arte, Mestre Expedito foi homenageado, participou de várias exposições e colocou o Piauí em destaque na arte santeira.

Neste momento de dor, o Governo do Piauí expressa as mais sinceras condolências aos amigos e familiares desse artista que tão bem fez ao Piauí.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado