Motoristas de aplicativos realizam paralisação nesta segunda-feira (15) no Piauí - Geral
MOVIMENTO

Motoristas de aplicativos realizam paralisação nesta segunda-feira (15) no Piauí

A informação foi confirmada ao A10+ pelo presidente da Cooperativa de Transportes por Aplicativo


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Motoristas de aplicativos irão realizar uma paralisação nacional nesta segunda-feira (15) em todo o Brasil contra as maiores plataformas de mobilidade urbana no país. No Piauí, o movimento também está confirmado e deverá paralisar cerca de 10 mil trabalhadores que, segundo representante, cobram algumas solicitações. 

Ao A10+, Érico Luiz da Luta, presidente de Cooperativa de Transportes por Aplicativo, contou que a iniciativa da paralisação é chamar atenção do Poder Público contra a exploração dos trabalhadores imposta pelos aplicativos. 

Aplicativo de transporte Marcelo Gomes / A10+

   

Segundo Érico, as plataformas internacionais (Uber e 99) prometem ganhos satisfatórios, oferecendo nos primeiros meses vantagens promocionais e bônus, só que, após alguns meses de trabalho, estes benefícios deixam de ser oferecidos pela plataforma. “Logo em seguida, estas mesmas plataformas passam a tirar o dinheiro das corridas dos motoristas por meio de altas tarifas”, disse. 

Os motoristas por aplicativo também cobram do Governo do Estado a isenção do pagamento de IPVA e querem que a Prefeitura de Teresina delimite zonas de embarque e desembarque em toda a Capital. Eles também desejam a regulamentação da profissão, segundo representante. 

“Vários outros estados e prefeituras, país a fora, já anunciaram incentivos e legislação que entrega aos trabalhadores por aplicativos IPVA zerado, zonas de embarque e desembarque e pontos de apoio. Aqui em Teresina, desde o início das atividades em 2016, os trabalhadores reclamam que, sequer, receberam algum benefício”, explicou Érico Luiz. 

O A10+ apurou que em Teresina os trabalhadores planejam implementar inúmeros pontos de paralisação em toda cidade, com a obstrução de uma via, deixando a outra livre, e com a orientação para que a manifestação seja pacífica e dentro da legalidade, conforme o direito constitucional de manifestação e protesto. 

As pautas de reivindicações denunciam ao Ministério Público do Trabalho a exploração dos aplicativos e solicitam que os aplicativos sejam intimados a atualizarem o valor mínimo do km rodado para R$ 2,50, bem como, ter uma tarifa máxima de 15%. 

Ainda segundo Érico Luiz, o ato não tem hora para acabar e a categoria promete ficar parada durante toda a segunda (15) até receber respostas sobre as reivindicações. 

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado