📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
O Ministério Público do Trabalho do Piauí (MPT-PI) realizou nesta terça-feira (29) uma audiência coletiva com diversas empresas da área de construção civil sobre o tema “Mudanças Climáticas e Impactos no Meio Ambiente do Trabalho”, que faz alusão à campanha “Abril Verde”. Neste ano, a campanha tem o objetivo de chamar a atenção para os índices de acidentes trabalhistas e reforçar a importância de notificar acidentes.
Para a procuradora do Trabalho, Maria Elena Rego, coordenadora regional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho e da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CODEMAT), um dos fatores que intensificam o número de afastamentos e adoecimentos no trabalho é o aumento da temperatura.

“Vivemos um momento crítico em que os efeitos das mudanças climáticas fazem parte da nossa realidade. O aumento das temperaturas, com ondas de calor cada vez mais intensas e frequentes, tem impacto direto sobre a saúde e a dignidade dos trabalhadores, especialmente daqueles que exercem suas atividades ao ar livre ou em ambientes sem climatização adequada. É fundamental que os empregadores adotem práticas responsáveis: forneçam pausas regulares, acesso à água potável, locais de descanso climatizados e equipamentos de proteção adequados”, pontuou.
Marlúcia Teles, consultora de RH de uma empresa da área de construção civil, afirma que a exaustão devido às altas temperaturas é um dos motivos de afastamento de alguns colaboradores. “É muito importante trazer o âmbito coletivo para pensar em estratégias para combater e melhorar as condições climáticas no ambiente de trabalho. Nós já estamos fazendo melhorias na nossa empresa, adotando algumas iniciativas que foram abordadas na reunião”, destacou.
A Campanha Abril Verde é realizada a nível nacional, voltada à prevenção de acidentes de trabalho. Durante todo o mês são realizadas ações e atividades para alertar sobre a importância de um meio ambiente de trabalho seguro e saudável aos trabalhadores.
Fonte: Portal A10+