No Piauí, Ibama apreende 13 mil metros de rede de pesca ilegal - Geral
MEIO AMBIENTE

No Piauí, Ibama apreende 13 mil metros de rede de pesca ilegal

Segundo o Instituto, operação aconteceu em duas etapas e uma pessoa foi detida


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A Superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Piauí apreendeu cerca de 13 mil metros de rede de pesca ilegal durante o período de piracema na bacia do rio Parnaíba, época em que os peixes se reproduzem. Durante a operação uma pessoa foi atuada e deverá pagar multa.

  

Superintendência do Ibama no Piauí apreende 13 mil metros de rede de pesca ilegal no rio Parnaíba
Divulgação

   

O monitoramento das águas do rio Parnaíba e suas lagoas tem como objetivo coibir a pesca ilegal no período de reprodução dos peixes, que se acontece entre os meses de novembro a março na região. Segundo o Ibama, a ação foi coordenada pela superintendência do instituto e foi realizada em duas etapas, uma em dezembro de 2022 e a outra finalizada no início de fevereiro deste ano.  

A ação aconteceu entre as cidades de Santa Filomena, na região Sul do estado, e Joaquim Pires, localizada ao Norte. Participaram 16 agentes, sendo eles Fiscais Ambientais Federais do Ibama-PI, Auditores Ambientais da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí - SEMAR, policiais do Batalhão de Policiamento Ambiental-BPA e do Corpo de Bombeiros.

  

Segundo o Instituto, operação aconteceu em duas etapas e uma pessoa foi detida
Divulgação

  

“Mesmo com todo o trabalho da Educação Ambiental realizado de forma preventiva, pessoas insistem na pesca irregular no período da piracema. 13 mil metros de rede ilegal é um número significativo, mas a ação de recolher esse material possibilita a continuada do ciclo dos peixes. O Ibama e órgãos parceiros continuarão fiscalizando e punindo os infratores deste grave crime ambiental”, explicou o superintendente Substituto do Ibama no Piauí, Rômulo Pedrosa.

As redes são lançadas de forma clandestina nas águas do rio prejudicando a movimentação dos peixes que precisam subir o leito do rio para o completar o ciclo da reprodução. O Ibama possui a Linha Verde para a denúncia de crimes ambientais: 0800 061 8080. A ligação é gratuita, anônima e o crime relatado segue para análise da Fiscalização.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado