Passagem de meteoro provoca ‘clarão’ em várias cidades do Piauí; VÍDEO! - Geral
METEORO

Passagem de meteoro provoca ‘clarão’ em várias cidades do Piauí; VÍDEO!

O fenômeno ocorreu na madrugada deste sábado (13) e assustou moradores


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Atualizada às 10h50

Os moradores do Piauí foram surpreendidos na madrugada deste sábado (13) com a passagem de um meteoro. O clarão foi visto em várias cidades por volta de meia noite e provocou uma luminosidade tão intensa fazendo a lua "desaparecer". Os registros do curioso fenômeno repercutiram nas redes sociais.

Pela rede social X moradores de cidades de Teresina, Aroazes, Campo Maior, Francisco Macedo, Patos do Piauí, Piripiri, Picos, Piracuruca, Padre Marcos, Elesbão Veloso, Itainópolis e Curral Novo registraram o momento que a bola de fogo corta o céu. 

O fenômeno foi visto em várias cidades do Piauí
Reprodução

   

"Gente do céu acabou de cair um meteoro na minha cidade", publicou o usuário do X, Wilaa Manrilo, de Elesbão Veloso.

Em um dos vídeos, durante uma festa junina, uma criança brinca no chão quando o objeto flamejante aparece ao fundo com uma luz azulada, iluminando completamente todo o cenário.

Em cidades do Pernambuco também foi possível visualizar o fenômeno. Algumas pessoas relataram que sentiram suas casas tremendo devido à forte explosão. O A10+ buscou especialistas para comentar o caso, mas ainda não obteve  retorno. 

Confira

Flash de luz

A intensidade do meteoro visto nesta madrugada foi tamanha que o flash de luz foi registrado por um satélite. O brilho também ficou concentrado na região leste do Piauí, que faz divisa com o Ceará e Pernambuco.

Previsão de mais meteoros

O climatologista Werton Costa explicou ao A10+ que é comum a ocorrência de meteoros, alguns contêm brilho mais intenso e podem ser vistos na Terra, outros ficam invisíveis a olho nu em virtude da intensidade luminosa do sol e da lua. A boa notícia para quem gosta de observar estes fenômenos celestes, é que em julho ele atinge seu pico de atividade, com chuva de meteoros previstas para o final do mês.

"Na realidade foi a chuva de meteoros Delta Aquáridas, que ocorre anualmente entre os dias 12 de julho a 23 de agosto e, este ano, ela atingirá o pico de atividade na noite do dia 31 de julho, possibilitando a observação de até 20 meteoros por hora. Esse período do ano é a melhor época de ver essa chuva de meteoros, porque a Lua estará em fase minguante no céu, o que reduz significativamente a luminosidade, e torna os meteoros fracos e de brilho tênue mais fáceis de ver", finalizou.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Qual sua opinião sobre o fim da escala 6x1

ver resultado