Período de defeso do caranguejo terá três períodos no Piauí - Geral
MEIO AMBIENTE

Período de defeso do caranguejo terá três períodos no Piauí

A medida é adotada para preservar a população natural do caranguejo respeitando o período de reprodução do crustáceo


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Oliveira, recebeu, nessa segunda-feira (16), o diretor da Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba, Fernando Gomes. Em pauta: o início do período de defeso do caranguejo no estado do Piauí.

Em cinco dias, inicia-se o período reprodutivo em que os caranguejos saem de suas tocas e andam pelo manguezal, para acasalamento e liberação de ovos. Por conta disso, de 22 a 27 de janeiro, período da lua nova, está proibida a captura, o transporte, o beneficiamento, a industrialização e a comercialização de caranguejo-uçá. Essa medida é adotada para preservar a população natural do caranguejo respeitando o período de reprodução do crustáceo, popularmente conhecido como ‘andada’.

  

Período de defeso do caranguejo terá três períodos no Piauí
Reprodução
   

No Piauí, além do defeso de 22 a 27 de janeiro, há o de 21 a 26 de fevereiro e o de 22 a 27 de março, que são períodos de influência da lua nova.

Em 2023 não serão mais aceitas declarações de estoques do caranguejo, sendo a comercialização proibida durante todos os períodos do defeso, dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) Delta do Parnaíba, vinculada ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Daniel Oliveira destaca que é fundamental sensibilizar as pessoas da conservação desse ecossistema. “Além de toda importância do mangue como ecossistema, muitas famílias tiram o seu sustento do manguezal e é nosso dever como sociedade protegê-lo”, destaca o secretário.

Confira aqui a portaria.

APA Delta do Parnaíba:

A Área de Proteção Ambiental (APA) Delta do Parnaíba foi criada em agosto de 1996, possui uma área de extensão de 307.590,51 hectares e abrange três estados do Nordeste, Piauí, Maranhão e Ceará, percorrendo todo o litoral piauiense.

No local paradisíaco de observação e contato com a natureza, o rio Parnaíba deságua no Oceano Atlântico oferecendo deliciosos banhos de água doce e salgada.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado