Piauí espera antecipar em um ano status de região livre da febre aftosa sem vacinação - Geral
CAMPANHA

Piauí espera antecipar em um ano status de região livre da febre aftosa sem vacinação

A previsão inicial era alcançar a meta somente em 2025


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O governador Rafael Fonteles disse, nesta segunda-feira (5), que o Piauí espera antecipar em um ano a obtenção do status de zona livre da febre aftosa sem vacinação. A previsão era alcançar a meta somente em 2025, mas o sucesso das últimas campanhas de vacinação do rebanho levou o governador a fazer a previsão.

Rafael tratou do assunto durante reunião realizada, no Palácio do Karnak, com o superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) no Piauí, Marco Aurélio Maia; o secretário de Estado da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária, Fábio Abreu; o diretor-geral da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), João Rodrigues; e a secretária de Estado da Agricultura Familiar, Rejane Tavares.

  

Piauí espera antecipar em um ano status de região livre da febre aftosa sem vacinação Reprodução

   

“Nós já somos livre da febre aftosa com vacinação. Mas nós vamos atingir o status de livre da febre aftosa sem vacinação. Estamos fortalecendo a Adapi para poder antecipar esse prazo. A gente quer atingir esse patamar de qualidade”, afirmou o governador.

O secretário Fábio Abreu reafirmou a previsão do governador. “Vamos atingir esse patamar porque todo esse processo já está bem avançado. É um compromisso que assumimos aqui para apresentar ao Mapa”, disse o gestor.

Gripe aviária

Ainda na reunião, as autoridades trataram sobre o estado de emergência zoossanitária declarado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, em função da detecção da infecção pelo vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) – H5N1 – em aves silvestres no Brasil.

O ato vale por 180 dias e é mais uma medida do ministério para evitar que a doença chegue na produção de aves de subsistência e comercial, bem como para preservar a fauna e a saúde humana.

“O Brasil ainda só está tendo casos pontuais da gripe aviária, mas é algo que a gente precisa estar em alerta e, por isso, estamos com nossa equipe preparada para executar as orientações do Ministério da Agricultura”, afirmou Rafael.

Fonteles ressaltou ainda que logo o Piauí vai produzir carne para exportar, com os frigoríficos industriais que estão sendo construídos, e, por isso, o Estado precisa ter uma preocupação ainda maior com a qualidade do rebanho e de todas as espécies animais e vegetais que são objetos de comercialização. “A gente precisa avançar na segurança, na sanidade animal vegetal e por isso vamos fortalecer a Adapi e essa parceria com vários órgãos do governo em função dessa emergência”, finalizou o governador.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado