Piauí registra alerta vermelho de grande perigo com risco de incêndios florestais e para a saúde - Geral
BAIXA UMIDADE DO AR

Piauí registra alerta vermelho de grande perigo com risco de incêndios florestais e para a saúde

A umidade do ar estará abaixo de 12% nesse período, apresentando risco de incêndios florestais e à saúde, como doenças pulmonares e dores de cabeça


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMARH) informou nesta segunda-feira (13), que o estado registrará alerta vermelho de Grande Perigo e baixa umidade relativa do ar, com riscos à saúde e possibilidade de incêndios florestais. O aviso iniciará às 14 horas e se estenderá até as 17h. 

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade relativa do ar estará abaixo de 12% nesse período, apresentando um grande risco de incêndios florestais e à saúde, como doenças pulmonares, dores de cabeça e entre outros. Por isso, é recomendável as seguintes instruções:

  • Beber bastante líquido
  • Atividades físicas são nocivas em tal tempo seco
  •  Evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia
  • Usar hidratante para pele e umidifique o ambiente
  • Evitar bebidas diuréticas (café e álcool)

  

A umidade do ar estará abaixo de 12% nesse período Divulgação
   

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193). O alerta vale para 99 municípios do sudeste e sudoeste piauiense.

Outros alertas para esta segunda (13)

O Piauí também registrou outros dois alertas para esta segunda, sendo o amarelo e o laranja. No primeiro, que iniciou às 10h20 e durará até às 20h de hoje, a umidade relativa do ar varia entre 30% e 20%, com baixo risco de incêndios florestais e à saúde. Já o segundo, respectivamente, que iniciou às 12 horas e seguirá até às 18 horas, a umidade estará entre 20% e 12%, com risco de incêndios florestais e à saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. 

Ou seja: toda atenção nesta segunda quanto a onda de calor. As recomendações são as mesmas, como beber bastante líquido, evitar atividades físicas não são recomendadas, exposição ao sol nas horas mais quentes do dia e usar hidratante para pele, além de umidificar o ambiente.

O alerta amarelo foi registrado apenas para as cidades de Ribeiro Gonçalves e Santa Filomena. Já o laranja é para 166 municípios da mesorregião centro-norte, sudeste e sudoeste piauiense.

  

Município do Piauí atingidos pela Onda de Calor em novembro Divulgação
  

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Eleições nos Estados Unidos: você acha que Joe Biden tem condições de disputar a reeleição

ver resultado