Piauí registra segundo caso de peste suína clássica - Geral
AGENTE VIRAL

Piauí registra segundo caso de peste suína clássica

Outras três propriedades estão sob suspeita de casos


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O Piauí registrou mais um foco de peste suina clásica (PSC). De acordo com a Secretária de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) o caso foi registrado em um criatório de subsistência, na zona rural de Boqueirão, no Piauí.

A coordenadora do Programa Estadual de Sanidade dos Suídeos (PESS), Karoliny Mendonça, informou que o criador notificou a ADAPI sobre a suspeita. O segundo caso foi confirmado nesta sexta-feira (15).

  

Suínos saudáveis
Reprodução/ Adapi

“O produtor nos contactou e solicitou uma visita à propriedade dos fiscais médicos veterinários. Chegando lá, os profissionais constataram a suspeita fundamentada e realizaram a coleta de material, que foi enviado para o laboratório credenciado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa)”, disse.

O local foi isolado. Um dos animais morreu e três serão sacrificados. Ela também explicou que animais de outras três propriedades apresentaram sintomas da PSC. Os casos ainda vão ser averiguados.

“Animais também apresentaram sintomas em duas propriedades próximas e já temos a autorização do Mapa para realizar o saneamento nas três propriedades afetadas, totalizando 23 suínos. Todo o saneamento do foco está sendo realizado com o trabalho da equipe veterinária. Então, o risco é minimizado com todas as ações de vigilância sanitária e de emergência sanitária determinadas no Plano de Contingência do Ministério da Agricultura e pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), para conter a disseminação da doença”, concluiu.


Emergência zoossanitária

Na quarta-feira (13), o Governo do Piauí declarou estado de emergência zoossanitária em todo território piauiense devido a ocorrência de peste suína clássica (PSC), no município de Cocal de Telha. A medida imediata visa a eliminação do agente viral evitando a sua disseminação para outros estados. O decreto tem prazo de 180 dias. A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (ADAPI) fica responsável pela aquisição de insumos que serão necessários para o controle e erradicação da doença.

Fonte: Portal A10+ com informações da ADAPI


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

PL prevê que tutores que andem com "cães agressivos" sem focinheira possam ser presos. Você concorda?

ver resultado