Rafael Fonteles lança maior programa de fortalecimento da gestão sustentabilidade ambiental do Piauí - Geral
SUSTENTABILIDADE

Rafael Fonteles lança maior programa de fortalecimento da gestão sustentabilidade ambiental do Piauí

ECO Piauí terá investimentos de R$ 47 milhões em 15 compromissos com o meio ambiente, divididos em quatro eixos


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O governador Rafael Fonteles lançou nesta segunda-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, em solenidade no Palácio de Karnak, o ECO Piauí, o maior programa de fortalecimento da gestão da sustentabilidade ambiental no estado. O ECO Piauí tem 15 metas distribuídas em quatro eixos de atuação: Piauí no Clima; Bio Piauí, Hidro Piauí e Sustenta Piauí. O investimento é de R$ 47 milhões.

Entre as ações do programa, políticas de reflorestamento, aumento da fiscalização ambiental por meio de drones, castração gratuita de pets por meio de veículo e educação ambiental nos órgãos do Governo.

  
Rafael Fonteles lança maior programa de fortalecimento da gestão sustentabilidade ambiental do Piauí
Foto: Gabriel Paulino
 
 
 

O eixo Piauí no clima vai dialogar sobre as mudanças climáticas. O Bio Piauí vai trabalhar a biodiversidade, a proteção da fauna e da flora.  O Hidro Piauí terá o foco na proteção das nascentes dos rios que cortam o estado. Por fim, o Sustenta Piauí vai avançar numa agenda da administração pública, tratando com todos os órgãos dos mais diversos poderes e instituições.

Durante a solenidade, Rafael Fonteles e outras autoridades vistoriaram, nos jardins do Karnak, os 11 veículos Piauí Pet Castramóvel e os 14 drones adquiridos com investimento da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

“O meio ambiente é um tema transversal que abrange várias áreas. Destaco a nossa política de reflorestamento, que tem uma meta ousada de plantar 1 milhão de árvores por ano de cada um dos quatro anos da nossa gestão”, disse o governador.

Rafael também falou que a fiscalização será reforçada com os drones, como forma de combater os desmatamento ilegal e incêndios. “Isso foi um assunto muito debatido no nosso programa de governo. Tivemos oportunidade de fazer um programa de governo com conhecimento de causa e participação de especialistas e da população”, frisou o gestor.

O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Oliveira, destacou que o Piauí Pet Castramóvel também fazia parte do compromisso de campanha da atual gestão. “Estamos cumprindo esse compromisso de um segmento que precisa realmente de uma atenção com relação à proteção e direito dos animais”, disse o secretário.

O castramóvel irá reforçar toda a política estadual de atenção aos animais, sejam domésticos ou em situação de rua. Os profissionais vão realizar, de forma gratuita e itinerante, a castração dos pets cujos anos sejam considerados de baixa renda e estejam inscritos em algum programa social.

  
Castramóvel
Foto: Gabriel Paulino
 
 
 

O trabalho da castração deve iniciar em agosto, após o cadastramento de todas as clínicas veterinárias e das ONGs voltadas para proteção de animais. A meta é castrar 7.000 animais até o fim de 2023. “Esse ano as grandes cidades do Piauí serão contempladas. No ano que vem, as médias e pequenas cidades”, contou Daniel Oliveira.

A fundadora e coordenadora da Associação Piauiense de Amor e Proteção aos Animais (Apipa), Isabel Moura, disse que este momento é resultado de uma grande luta tanto pelo meio ambiente quanto pela causa animal. “Desde 2010, a APIPA lutava pelo Castramóvel e deu certo agora neste governo. Estamos muito felizes”, disse, destacando a medalha recebida e diz que essa honraria é uma homenagem a cada protetor.

Os eixos

O eixo Piauí no Clima reúne os compromissos voltados à pauta de mudanças climáticas e ações de prevenção de eventos extremos;

O eixo Bio Piauí diz respeito às ações de preservação e valorização da biodiversidade no estado;

O trabalho de conservação dos recursos hídricos do Estado será contemplado pelo eixo Hidro Piauí.

O eixo Sustenta Piauí tratará da sustentabilidade na esfera pública, por meio de ações voltadas à educação ambiental e revitalização de conselhos ambientais.

Na solenidade, foi assinado também um acordo de cooperação técnica entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e da Secretaria de Educação do Piauí (Seduc), para aperfeiçoamento da política estadual de educação ambiental.

No evento, o Conselho Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos entregou a Medalha do Mérito Ambiental, como forma de reconhecimento de relevantes serviços prestados, a pessoas ou instituições que se destacaram na defesa do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável.

Foram homenageadas:

Águas de Teresina, representada pelo presidente Jacy do Prado

Homenageada pelos projetos de sustentabilidade ambiental, destinação adequada dos recursos hídricos na cidade de Teresina (envolvendo saneamento básico) e pelo projeto da tarifa social para mais de 15 mil consumidores de baixa renda;

Associação Piauiense de Amor e Proteção aos Animais (Apipa), representada pela fundadora e diretora-financeira Francisca Isabel de Moura

Homenageada pelo trabalho que faz em favor dos animais abandonados e para a proteção dos animais domésticos.

Dr. Hélio – deputado estadual

Homenageado por ser um entusiasta da causa animal, fazendo trabalhos voluntários de castração social na cidade de Parnaíba e todo o litoral piauiense.

Áurea Emília Bezerra Madruga – promotora de Justiça do Piauí e coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente do MP Piauí

Homenageada por coordenar o projeto Zero Lixões do M e entusiasta da destinação adequada dos resíduos sólidos do estado.

Thanandra Stefani – vereadora de Teresina

Homenageada pelo trabalho de proteção animal e entusiasta da causa animal, fazendo um trabalho de importante relevância em favor de animais abandonados

José Renato Araújo Nogueira – auditor fiscal ambiental, servidor da Semarh, completando nesta terça-feira (6) 16 anos de serviço

Está sendo homenageado pelos relevantes serviços prestados ao Piauí, através das ações de fiscalização e preservação ambiental.

Fonte: Governo do Estado do Piauí


Dê sua opinião:

Fique conectado