Rio Parnaíba está acima da cota de inundação em Luzilândia, aponta CPRM - Geral
BOLETIM

Rio Parnaíba está acima da cota de inundação em Luzilândia, aponta CPRM

O rio Marathaoan, na cidade de Barras, e rio Longá, em Esperantina, atingiram cota de alerta


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) na Bacia do Parnaíba divulgou novo boletim nesta quarta-feira (17). Segundo o aviso, a cidade de Luzilândia, no interior do Piauí, registrou cota de inundação devido à cheia do rio Parnaíba. Já o rio Marathaoan, na cidade de Barras, e rio Longá, em Esperantina, atingiram cota de alerta. 

  

Rio Parnaíba está acima da cota de inundação em Luzilândia Divulgação
   

Apesar da cota de inundação, a tendência em Luzilândia é de equilíbrio. A cota atual do rio Parnaíba é de 5,93m, 23 cm acima da cota de Inundação (5,70 m), com a tendência de se manter equilíbrio nas próximas horas, com nível previsto na ordem de 5,92 m, continuando em situação de Inundação.

Em Barras, o nível do rio Marathaoan no momento é de 4,1 m, 7 cm abaixo da cota de Inundação (4,20 m), devendo manter seu nível em recessão lenta nas próximas 8h, e conservar a atual situação de Alerta e cotas da ordem de 4,10 m, desde que não sejam observadas chuvas intensas nesse intervalo.

Já o rio Longá, em Esperantina, tem cota atual de 6,70m, 70 cm abaixo da cota de Inundação (7,40 m). A tendência de momento é que o rio se mantenha em recessão nas próximas horas, devendo chegar a valores próximos de 6,55m, continuando na condição de Alerta sem a ocorrência de novas chuvas intensas.

Segundo o sistema, é provável que nas próximas 8h não haja alteração do quadro atual permanecendo da seguinte forma: Luzilândia/PI em Inundação, Barras/PI e Esperantina/PI em situação de Alerta. Os demais pontos em situação de normalidade.

Fonte: Portal A10+ com informações do CPRM


Dê sua opinião:

Fique conectado