📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) realizou, nesta segunda-feira (13), a distribuição de 2,2 toneladas de sementes crioulas de milho e feijão para agricultores familiares de Teresina e entorno que participam dos projetos Cinturão Verde e Quitanda da Agricultura Familiar. A entrega aconteceu na sede da SAF, que fica no bairro Pirajá, na zona Norte de Teresina.
A secretária Rejane Tavares pontuou a importância do uso da semente crioula na agricultura familiar. A gestora explica que as sementes são adquiridas de Casas de Sementes geridas por agricultores familiares e que a semente tem uma maior facilidade de se adaptar às condições climáticas da região.
“Essas sementes são adquiridas dos próprios agricultores, das casas de sementes que nós temos aqui no Piauí (são mais de 18) e esses agricultores fazem todo o processo de seleção das melhores sementes, as sementes mais adaptadas para a região. A semente crioula é uma semente que tem uma probabilidade mínima de não dar certo, porque ela é uma semente já adaptada. É uma semente que o agricultor já usa tradicionalmente”, explicou.
Com a entrega desta segunda, foram beneficiados cerca de 400 agricultores familiares de 20 coletivos de produtores da zona rural de Teresina e de municípios do entorno. Uma das beneficiadas foi a agricultora Adriane Frota, da localidade Cajaíba, zona rural de Teresina. Ela cita a expectativa de melhorar a sua produção com as sementes crioulas.
“Essa entrega das sementes vem para incrementar a nossa produção, porque aí nós não vamos comprar mais a sementes, porque a semente está muito cara, e também essa é uma semente crioula, que o produtor passa a ter mais independência, que aí ele pode guardar a sua própria semente, o que não acontece com essas sementes que a gente compra, que são transgênicas, são modificadas. Essa aqui não, é a crioula mesmo, é a que resiste à falta de chuva, então não tem nem comparação, e a gente está preservando, então o produtor passa a ser mais independente.”, citou.
Com essa entrega, a SAF atinge um total de 80 mil kg de sementes crioulas de milho e feijão para a safra 2024/2025. As sementes crioulas são caracterizadas por manter suas origens sem alteração genética ou uso de produtos químicos.
Além da entrega de sementes crioulas para este ano-safra, a SAF tem realizado a entrega de sementes convencionais de milho e feijão. Os lançamentos do programa de Distribuição de Sementes e Mudas para a safra 2024/2025 nos territórios dos Cocais e Carnaubais ocorreram na quinta (9). No total, o programa conta com um investimento de R$ 7,8 milhões. O programa também entrega mudas de caju e palma forrageira em consórcio com mudas de gliricídia.
Fonte: Portal A10+