Secretária Zenaide Lustosa aponta projetos de combate à violência contra a mulher e ações para 2024 - Geral
POLÍTICAS PÚBLICAS

Secretária Zenaide Lustosa aponta projetos de combate à violência contra a mulher e ações para 2024

A Secretária de Estado das Mulheres (Sempi) concedeu entrevista ao Bancada Piauí, da TV Antena 10, nesta terça-feira (19)


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A Secretária de Estado das Mulheres (Sempi), Zenaide Lustosa, comentou sobre os projetos voltados para o amparo de mulheres vítimas de violência e as ações da secretaria planejadas para 2024. A entrevista foi ao ar no Bancada Piauí, da TV Antena 10, nesta terça-feira (19). 

Lustosa ressaltou que a Sempi vem atuando nos eixos de enfrentamento da violência, na autonomia e nos cuidados para as mulheres. Entre as ações ela citou o protocolo "Ei mermã! Não se cale", que atende em 24 municípios do estado e presta assistência social e psicológica para mulheres.

Zenaide Lustosa destaca projetos para combate à violência contra a mulher e açōes para 2024 Anna Paula Couto/ A10+

 

“O protocolo “Ei, mermã! Não se cale” é uma uma ação muito importante, que tem o WhatsApp que funciona 24 horas e que nós atendemos em vinte e quatro municípios. Quando necessário a gente tem assistente social e psicológica, já que muitas vezes a mulher ela não quer fazer a denúncia, quer falar um pouco da situação dela, saber se o que ela está passando é violência, que tipo de violência. A gente faz esse acolhimento junto com a secretaria e dentro do protocolo a gente tem feito algumas ações educativas. Principalmente em grandes eventos culturais”, disse. 

A gestora também ressaltou que alguns bares e restaurantes da capital se comprometeram a fazer o acolhimento de mulheres vítimas de violência.

Lustosa também falou sobre o programa "Elas Empreendem" que, segundo ela, já atendeu mais de 1000 mulheres durante 2023 e que no próximo ano deve atender ainda mais pessoas. “Esse ano mais de 1000 mulheres já foram beneficiadas, eu fico muito feliz porque no final da oficina as mulheres sempre se sentem motivadas a continuar seu negócio ou entrar num novo negócio. É uma capacitação que a gente fez um contrato junto com o SEBRAE que vai ter continuidade em 2024”, ressaltou. 

Zenaide Lustosa finalizou contando que no próximo ano a Sempi vai ter outros projetos, como o programa 'Pró-Equidade de Gênero', e também vai avançar no atendimento dos projetos já existentes.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

PL prevê que tutores que andem com "cães agressivos" sem focinheira possam ser presos. Você concorda?

ver resultado