📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
A Secretaria da Justiça (Sejus) inaugura, nesta segunda-feira (13, às 8 horas, a fábrica de blocos pré-moldados na Penitenciária Irmão Guido, que recebeu investimentos de R$ 1.709.089,40 por meio de convênio com a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen).
De acordo com o secretário da Justiça, Coronel Carlos Augusto, investir em oficinas de trabalho é fundamental para garantir a reintegração social dos custodiados. “É uma oportunidade, não só de remir a pena, mas também de aprender uma nova profissão, para que os internos possam ir para a sociedade, ter renda e cuidar de suas famílias. Já instalamos fábricas de blocos na Colônia Agrícola Major César Oliveira, onde toda a unidade foi pavimentada. Em Parnaíba, o muro da unidade foi construído com blocos produzidos na fábrica e, em breve, instalaremos em Campo Maior e Picos”, destaca o gestor.

Na solenidade também serão entregues a obra do Posto 04 da Penitenciária e certificados para os internos que participam do curso de fabricação de blocos de concreto, por meio da parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), ministrado pelo professor Carlos Teodoro. A capacitação profissional tem uma duração prevista de 15 dias e 20 internos realizam o curso, com certificação reconhecida em todo o Brasil.
A fábrica conta com maquinário completo para produzir diariamente 1.000 blocos de concreto sextavados ou blocos de meio-fio. Serão, ao todo, instaladas 10 oficinas nas unidades prisionais do Piauí, e cada uma conta com itens, como mesa vibratória, carro plataforma, betoneira, fôrmas, dentre outros. Além disso, o Governo do Estado investiu na construção e estrutura física das fábricas para o trabalho dos internos.
Fonte: Governo do Piauí