SEMARH e PRF apreendem maior carga de madeira ilegal do ano no Piauí - Geral
APREENSÃO

SEMARH e PRF apreendem maior carga de madeira ilegal do ano no Piauí

Foram, ao todo, 03 caminhões interceptados transportando 131 metros de cúbicos de madeira serrada e estacas


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizaram uma das maiores apreensões de madeira já registradas no Piauí. Foram, ao todo, 03 caminhões interceptados transportando 131 metros de cúbicos de madeira serrada e estacas na cidade de Picos.

A ação faz parte da Operação Custodia Naturae, que significa "Guarda da Natureza", em latim. Com mais essa apreensão, o volume total de madeira ilegal retido em 2025 foi de 424 metros cúbicos, que representa mais de três vezes a quantidade apreendida em 2024. 

Semarh e PRF realizam a maior apreensão de madeira ilegal do ano no Piauí
Divulgação

   

Segundo José Renato, gerente de fiscalização da Semarh, o resultado é reflexo direto da presença efetiva do Estado nas estradas e da integração entre as instituições. “Cada metro cúbico apreendido representa uma barreira a mais contra a degradação das nossas florestas nativas. Estamos fortalecendo a capacidade de resposta e coibindo o avanço da ilegalidade”, destacou.

Três caminhões foram interceptados transportando 131 metros cúbicos de madeira serrada e estacas
Divulgação

  

O secretário de Meio Ambiente, Feliphe Araújo, reforçou que o recorde de apreensões demonstra o comprometimento do Governo do Estado com o combate aos crimes ambientais. “A Custodia Naturae simboliza a nova postura da Semarh. O trabalho integrado com a PRF vem garantindo resultados concretos. O recado é claro: não há mais espaço para a ilegalidade”, afirmou.


Após a conclusão dos trâmites legais, toda a madeira apreendida será destinada a órgãos públicos e instituições sociais, em conformidade com a legislação ambiental.

Durante a operação, os auditores ambientais conferiram a documentação florestal (DOF), identificaram divergências entre os dados declarados
Divulgação

   

A Operação Custodia Naturae deve seguir com novas etapas nos próximos meses em diferentes regiões do estado, com o objetivo de interromper a cadeia do desmatamento.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Por onde você acompanha os conteúdos do A10mais.com?

ver resultado