Sistema Nacional de Análise Balística que ajudará em resolução de crimes é inaugurado no Piauí - Geral
SINAB

Sistema Nacional de Análise Balística que ajudará em resolução de crimes é inaugurado no Piauí

O modelo automatizado vai rastrear munições e fará correlações entre casos


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O Sistema Nacional de Análise Balística (SINAB) foi inaugurado no Instituto de Criminalística Vital Araújo nesta segunda-feira (16). De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), o sistema visa ampliar a capacidade de resolução de crimes pela polícia Civil do Piauí.

O investimento foi de R$ 6 milhões. O SINAB é um convênio do Estado em parceria com o Ministério da Justiça para instalação de equipamentos de ponta de análise de crimes cometidos com arma de fogo.

  

Investimento no Instituto de Criminalística foi de R$ 6 milhões, por meio de convênio com o Ministério da Justiça
Divulgação

  

“Trata-se de uma importante ferramenta no aperfeiçoamento da Polícia Científica, que vai ganhar mais autonomia para dar resposta aos questionamentos técnicos feitos tanto pela Polícia Civil (delegados e agentes) quanto pela Polícia Militar e outros órgãos”, afirmou o secretário Chico Lucas.

O Sistema Nacional de Análise Balística vai fornecer informações estratégicas para auxiliar investigações e aumentar a taxa de resolução de crimes cometidos com arma de fogo. O modelo automatizado vai rastrear munições e fará correlações com outros casos para saber se a mesma arma foi utilizada em mais crimes.

“Sabemos que a maioria esmagadora dos homicídios são cometidos com emprego de arma de fogo. Então, através da comparação balística, esse sistema vai nos ajudar muito com a inteligência de banco de dados e certamente vamos aumentar o grau de resolutividade dos crimes, identificando criminosos que estão ainda soltos e possivelmente cometendo mais delitos. Essa ferramenta vai impactar muito”, disse o delegado-geral Luccy Keiko.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado