Um ano sem Firmino Filho: família realiza missa em homenagem ao ex-prefeito; relembre legado - Geral
EM TERESINA

Um ano sem Firmino Filho: família realiza missa em homenagem ao ex-prefeito; relembre legado

Em um dia marcado pela saudade, amigos e familiares citam momentos inesquecíveis com o ex-gestor


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

(Atualizada às 11h19)

Há um ano, em 06 de abril de 2021, Teresina perdia Firmino Filho (PSDB), prefeito da capital por quatro mandatos. Nesta quarta-feira (06), em um dia marcado pela saudade, a família do ex-prefeito realiza missas em sua homenagem e relembra o legado do ex-gestor, marcado por inúmeras realizações e ações em prol da população teresinense.

  

Um ano sem Firmino Filho: família realiza missa em homenagem ao ex-prefeito
TV Antena 10

  

Na manhã de hoje, familiares e amigos estiveram presentes na capela do cemitério Recanto da Saudade, zona Sudeste da capital. A celebração foi conduzida pelo padre Francisco Borges e contou com a presença dos filhos de Firmino, Cristina, Bárbara e Bruno, além da esposa, Lucy Soares (PP). Em alguns momentos, eles se emocionaram.

A filha do ex-prefeito Firmino, Bárbara Soares, pré-candidata a deputada estadual, afirmou em entrevista à TV Antena 10 que hoje é um dia marcado por saudades, mas também de gratidão pelas lembranças deixadas pelo ex-gestor.

  

Bárbara Soares relembra ensinamentos deixados por Firmino Filho TV Antena 10

   

"Duas palavras que definem bastante são saudade e gratidão. Saudade por todos os momentos vividos e convivência diária que tive com ele, incentivando e me colocando para frente. Por uma palavra amiga e acolhimento de pai. Gratidão por tudo que ele me ensinou e deixou, seja por nós, pela família, ou pela população teresinense. O maior legado que ele deixou era a questão da gratidão, sempre demonstrar isso para as pessoas e agora seguir em frente para levar o nome dele", disse Bárbara.

Bastante emocionada, a deputada estadual Lucy Soares (PP) preferiu não conceder entrevista. Durante todo o dia, o perfil do ex-prefeito está sendo utilizado para compartilhar publicações de admiradores, familiares e amigos acerca do legado de Firmino. A ação foi intitulada como ‘Todo mundo tem uma história com Firmino Filho!’ e faz parte das homenagens que serão prestadas.

  

Família do ex-prefeito Firmino Filho durante missa em Teresina TV Antena 10

   

Uma segunda celebração está marcada para ocorrer às 19h desta quarta (06) na igreja de Nossa Senhora de Fátima, no bairro Alto da Ressurreição, zona Sudeste de Teresina.

De economista a prefeito de Teresina por quatro vezes

Firmino da Silveira Soares Filho era economista, político filiado ao PSDB e professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Foi prefeito de Teresina por quatro vezes. Eleito pela primeira vez em 1996, com 33 anos, e reeleito em 2000. Depois, ele voltou a vencer a disputa municipal em 2012, tendo sido novamente reeleito em 2016. Ficou à frente da prefeitura até o final de 2020, ano marcado pelo início da pandemia.

  

Firmino Filho foi prefeito de Teresina por quatro vezes
Reprodução

   

Natural de Teresina, Firmino Filho nasceu no dia 16 de dezembro de 1963. Ele era casado com a deputada estadual Lucy Soares (Progressistas). Eles tiveram três filhos. Formado em economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 1993, Firmino assumiu a Secretaria Municipal de Finanças, quando Teresina estava sob o comando de Wall Ferraz (PSDB).

  

Firmino ingressou na carreira política ao ser eleito prefeito de THE em 1996
 


Firmino ingressou na carreira política ao ser eleito prefeito da capital pela primeira vez em 1996. Depois disso foi eleito outras três vezes em 2000, 2012 e 2016. Em 2008, o economista ganhou a eleição para vereador de Teresina. Dois anos depois, em 2010, o tucano foi eleito deputado estadual do Piauí.

  

Em 2020, Firmino Filho seguiu a ciência e determinou inúmeras medidas de combate à covid-19

   

Em 2020, Firmino Filho recebeu pela quarta vez o Prêmio de Prefeito Amigo da Criança, concedido pela Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente. O resultado da 6ª edição do programa foi referente à gestão 2017-2020.

Firmino Filho faleceu em 06 de abril de 2021. A morte do ex-prefeito foi bastante lamentada, principalmente porque ele havia deixado o comando da prefeitura há menos de cinco meses. Em 1º de janeiro de 2021, Dr. Pessoa, até então MDB, assumiu a prefeitura após vencer com larga vantagem o candidato do PSDB, Kleber Montezuma.

  

Firmino Filho deixou a esposa e três filhos
Reprodução

   


Dê sua opinião:

Fique conectado