Unicef premiará 93 municípios do Piauí com mais avanços nas políticas de infância e adolescência - Geral
GERAL

Unicef premiará 93 municípios do Piauí com mais avanços nas políticas de infância e adolescência

Esses municípios melhoraram mais do que a média nacional indicadores de saúde, educação e proteção contra violências na infância e adolescência


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância no Brasil (Unicef) vai premiar os 93 municípios do Piauí que mais melhoraram as políticas públicas municipais voltadas a crianças e adolescentes entre 2021 e 2024. O evento ocorre na terça-feira (03/12), no Theresina Hall, em Teresina, a partir das 10h. A cerimônia contará com manifestações culturais lideradas pelas caravanas dos núcleos de cidadania de adolescentes dos municípios certificados.

As cidades premiadas avançaram mais do que a média nacional em diversas áreas, alcançando impactos positivos para a infância e adolescência. “Nós recuperamos, por exemplo, a cobertura vacinal, que teve uma queda brusca com a pandemia. O Piauí também teve seu melhor resultado contra o abandono escolar”, destaca o chefe do escritório do Unicef para o Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte, Rui Aguiar. 

  
Unicef premiará 93 municípios do Piauí com mais avanços nas políticas de infância e adolescência
Pixabay
 
 
 

“Na área de proteção social, conseguimos fazer funcionar o sistema de notificação de violências (Sipia). Hoje conseguimos saber quais foram, de fato, os casos de crianças vítimas de abuso sexual e de trabalho infantil. Foram quatro anos de uma grande recuperação de indicadores conquistados antes da pandemia”, complementa o gestor.

Entre os anos de 2021 e 2024, a cobertura da vacina tríplice viral D2 subiu de 64,9% para 81,6% nos municípios do Piauí certificados pelo Selo Unicef, número acima da média nacional. Além disso, 120 municípios do estado aderiram à estratégia Busca Ativa Vacinal (BAV), do Unicef, para acelerar a imunização das crianças. 

A área de educação também apresentou resultados positivos: 134 municípios piauienses alcançaram suas metas de rematrícula de crianças e adolescentes na rede municipal de ensino por meio da estratégia Busca Ativa Escolar (BAE), do Unicef.

O evento de certificação do Selo Unicef no Piauí também é apoiado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), pela Associação Piauiense de Municípios (APPM), pelo Pacto pelas Crianças do Piauí e pela Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE), entidade implementadora do programa no estado.

Selo Unicef

O selo é uma iniciativa do Unicef para fortalecer as políticas públicas municipais voltadas a crianças e adolescentes. Ao aderir de forma espontânea, os municípios assumem o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade. 

Outros resultados do Piauí

Atenção à Primeira Infância 

  • 182 municípios garantiram oferta de serviços de atenção à Primeira Infância nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) 

  • 124 municípios elaboraram seus Planos Municipais pela Primeira Infância (PMPI) 

Condições de higiene 

  • 124 municípios implementaram Programa de Lavagem de Mãos nas escolas 

1 Milhão de Oportunidades (1MiO) 

  • 107 municípios realizaram atividades que geraram oportunidades de estágio, aprendizagem e trabalho para adolescentes e jovens 

Saúde Mental 

  • 139 municípios implementaram fluxo de atendimento em Saúde Mental 

  • 129 municípios criaram Serviço de Apoio Psicossocial 

Proteção Contra Violências 

  • 119 municípios realizaram algum tipo de campanha de prevenção e resposta às violências 

  • 117 municípios implementaram os protocolos da Lei de Escuta Protegida (Lei nº 13.431/2017), evitando revitimização de crianças e adolescentes vítimas de violência 

  • 119 municípios comprovaram ter Conselho Tutelar em condições minimamente adequadas de funcionamento 

Políticas Sociais 

  • 118 municípios estabeleceram prioridade ao Suas em suas Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 

Cidadania e Participação Social 

  • 115 municípios criaram núcleos de cidadania de adolescentes (NUCAs), fortalecendo a participação de meninas e meninos nas decisões que os afetam

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Qual sua opinião sobre o fim da escala 6x1

ver resultado