Brasil oficializa suspensão da importação de tilápia do Vietnã por risco sanitário - Mundo
MUNDO

Brasil oficializa suspensão da importação de tilápia do Vietnã por risco sanitário

Entidades ligadas aos produtores de tilápia questionam a importação do peixe; suspensão não tem data para acabar


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O Ministério da Agricultura oficializou nesta quarta-feira (14) a suspensão das importações de tilápias do Vietnã. No documento, o ministro Carlos Fávaro determina que a Secretaria de Defesa Agropecuária tome as medidas necessárias para revisar o protocolo sanitário quanto aos riscos da entrada do vírus TiLV no território nacional. O documento da decisão foi publicado no Diário Oficial da União.

Esse vírus afeta as tilápias com sintomas que incluem lesões na pele, doenças no fígado e hemorragias, o que pode levar a perdas na indústria da criação de tilápias. A suspensão vai durar até a conclusão da revisão do protocolo sanitário da importação do peixe.

  
Brasil oficializa suspensão da importação de tilápia do Vietnã por risco sanitário Embrapa
 
 
 

Em dezembro de 2023, o Brasil importou 25 toneladas de tilápia congelada do Vietnã. Na época, entidades ligadas ao setor da aquicultura questionaram o governo sobre questões sanitárias e solicitou a aplicação de medidas antidumping para proteger a indústria nacional. O dumping ocorre quando o produto estrangeiro entra no Brasil a preços mais baixos do que a produção interna.

Atualmente, a tilápia representa 65% da produção de peixe de cultivo no país e é responsável por 98% do volume de exportação da piscicultura brasileira.

Fonte: R7


Dê sua opinião:

Fique conectado