Ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe morre após ser baleado durante discurso - Mundo
CRIME

Ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe morre após ser baleado durante discurso

Homem responsável pelo ataque contra o político foi capturado rapidamente pela polícia local e está preso


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Shinzo Abe, ex-primeiro-ministro japonês, morreu na tarde desta sexta-feira (8), horário local, após ser baleado enquanto participava de um evento de campanha em Nara, região próxima a Kyoto (centro-sul do Japão), confirmaram a rede pública japonesa NHK e a agência Jiji. Ele foi atingido por volta das 11h30, levado de helicóptero ao hospital, mas não resistiu. Abe tinha 67 anos. O responsável pelo ataque é um ex-marinheiro de 40 anos, que foi preso. O atirador usou uma arma artesanal, que foi confiscada.

  

Ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe morre após ser baleado durante discurso
Reprodução
  

"Shinzo Abe foi transportado para o hospital às 12h20. Ele estava em estado de parada cardíaca na chegada. A reanimação foi administrada. No entanto, infelizmente, ele morreu às 17h03" (5h03 de Brasília), afirmou Hidetada Fukushima, professor de medicina de emergência no hospital da Universidade de Medicina de Nara, segundo informações da AFP.

O crime chocou o Japão, uma vez que o país tem um baixo nível de violência e leis muito duras contra a posse de armas.

Shinzo Abe era o mais antigo ex-primeiro-ministro do Japão – governou o país pela primeira vez durante o ano de 2006. Depois, voltou ao poder entre 2012 e 2020. Era um conservador linha-dura que promoveu a revisão da Constituição pacifista do Japão para reconhecer os militares do país e permaneceu politicamente relevante mesmo depois de deixar o cargo.

Logo após o ataque, Fumio Kishida, o atual primeiro-ministro do Japão, se pronunciou: "Rezo para que o ex-primeiro-ministro Abe sobreviva. É um ato bárbaro durante a campanha eleitoral, que é a base da democracia, e é absolutamente imperdoável. Condeno este ato nos termos mais fortes".

Abe, que era membro do PLD (Partido Liberal Democrata), estava fazendo um discurso de campanha em um comício antes das eleições que acontecem no domingo (10) para a Câmara Legislativa, quando tiros foram ouvidos.

O governo anunciou a criação de um grupo de trabalho após o incidente.

"Ele estava fazendo um discurso e um homem veio por trás", disse à rede NHK uma jovem que participava do evento. "O primeiro tiro parecia de um brinquedo. Ele não caiu, mas depois houve um estrondo alto. O segundo tiro era mais visível, você podia ver o estrondo e a fumaça", acrescentou.

Jacinda Ardern, primeira-ministra da Nova Zelândia, se manifestou sobre a morte de Abe: "Estou absolutamente desolada com as notícias sobre o ex-primeiro-ministro do Japão Shizo Abe, que morreu após ser baleado durante a campanha eleitoral. Shinzo Abe foi um dos primeiros líderes com quem me encontrei quando me tornei primeira-ministra. Ele sempre foi focado e rígido, mas também generoso. Nos encontros que tivemos ao longo dos anos, vi um estadista, alguém que ajudava a superar negociações complexas. Nossos pensamentos ao mais antigo primeiro-ministro do Japão, cuja morte será sentida por muitos", escreveu Ardern em seu perfil no Instagram.

Fonte: Portal R7


Dê sua opinião:

Fique conectado