NOVA MARCA

ONU: mundo chega a 8 bilhões de habitantes nesta terça-feira (15)

Pico da população mundial deve ser alcançado em 2080


O mundo chegou a 8 bilhões de habitantes nesta terça-feira (15), de acordo com estimativas de um relatório da ONU, que classificou o acontecimento como "um marco no desenvolvimento humano".

De acordo com as Nações Unidas, o aumento da população mundial ocorre por conta de "melhorias na saúde pública, nutrição, higiene pessoal e medicina".


 

Mundo chegou a 8 bilhões de habitantes
reprodução / Record TV
O relatório aponta que o total da população mundial levou 12 anos para crescer de 7 bilhões pra 8 bilhões. O número irá chegar a 9 bilhões em 2037, o que mostra que a taxa de crescimento está diminuindo.

Segundo a ONU, "os países com os maiores níveis de fecundidade tendem a ser aqueles com a menor renda per capita". O crescimento da população está concentrado entre os países mais pobres do planeta, a maioria localizada na África Subsaariana.

O relatório ainda aponta que o crescimento populacional tem grande impacto ambiental, mas os principais danos estão ligados a maior renda per capta.  "Os países com maior consumo per capita de recursos materiais e emissões de gases de efeito estufa tendem a ser aqueles onde a renda per capita é maior, e não aqueles onde a população cresce rapidamente."

A Índia deve superar a China como o país mais populoso do mundo em 2023, com cada um dos países com mais de 1,4 bilhão de habitantes neste ano, de acordo com um relatório das Nações Unidas de julho. A ONU prevê que a população da China realmente começará a diminuir a partir do próximo ano.

As Nações Unidas tambés alertam que mais dificuldades estão reservadas para regiões que já enfrentam escassez de recursos devido às mudanças climáticas. A tendência é que água e comida estejam menos disponíveis à medida que a população global tenham mais 2,4 bilhões de pessoas até a década de 2080, de acordo com projeções.

📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Fonte: R7


Dê sua opinião: