Comandante da PM-PI faz balanço sobre carnaval e diz que mais 500 aprovados serão convocados - Polícia
ENTREVISTA

Comandante da PM-PI faz balanço sobre carnaval e diz que mais 500 aprovados serão convocados

Scheiwann Lopes concedeu entrevista ao Bancada Piauí, da TV Antena 10, nesta sexta-feira (16)


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, o coronel Scheiwann Lopes, em entrevista ao Bancada Piauí, da TV Antena 10, nesta sexta-feira (16), destacou a atuação intensificada durante o carnaval, fez balanço das ações da Patrulha Cidadã e adiantou que mais 500 aprovados no concurso da PM devem ser convocados ainda em 2024. 

O comandante pontuou a redução de 45,5% no número de mortes violentas durante o período do Carnaval e explicou que as forças de segurança realizaram um reforço no policiamento da capital e no interior. 

  

Coronel Scheiwann Lopes - comandante-geral da Polícia Militar do Piauí Anna Paula Couto/ A10+

   

"Fizemos um levantamento dos 224 municípios onde teria carnaval e bloquinhos e solicitações nos pontos diversos de cada cidade. Aqui tem Teresina tinha mais de 50 pontos por dia… e chegamos ao mapeamento de 300 a 350 pontos de carnaval durante os quatro dias. Também fizemos um reforço da capital pro interior, mas sem comprometer o serviço diário cotidiano e o reforço do próprio carnaval em Teresina. Tínhamos em média 1600 policiais operando diariamente nos dias de carnaval", disse. 

Lopes também avaliou a atuação da Patrulha Cidadã, o antigo Ronda Cidadão que foi reformulado e implementado há cerca de dois meses. Ele ressaltou que o trabalho da patrulha é preventivo e que o índice de efetividade da medida refletiu na redução dos índices de criminalidade durante o Carnaval. 

"Ele foi formatado, atualizado, corrigindo algumas coisas que não deram certo e a produtividade de patrulha é um pouco diferenciada, não é como as ações de repressão, que tem seu viés estatístico. A patrulha é o fortalecimento do patrulhamento preventivo… a medida é analisada pelo que evitamos de crime e pudemos ver durante o Carnaval essa redução dos índices", avaliou. 

O aumento do contingente policial também foi abordado pelo comandante. Ele disse que a banca organizadora do concurso ainda precisa corrigir cerca de mil redações e adiantou que existe a possibilidade da PM convocar mais 500 aprovados no concurso da Polícia Militar até o final de 2024. 

"O governador já sinalizou da possibilidade de, ainda este ano, autorizar o comando geral convocar cerca de 500. Tem esse estudo dos 500, que podem ser 200, 300 ou 700, vai depender da capacidade econômica do estado e a gente chamar para o curso de formação ainda este ano. Se for possibilitado a Nucepe entregar ao estado em junho - as correções que faltam- de julho a agosto a gente vai chamar para o curso de formação e chamar para a carga horária intensiva, a gente pode concluir até o final deste ano mais um incremento na corporação da PM", finalizou. 

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

PL prevê que tutores que andem com "cães agressivos" sem focinheira possam ser presos. Você concorda?

ver resultado